Cidade

Digitalização de serviços atinge marca de 1 mihão de medidores instalados

20 fev 2025 às 12:15

A história da energia elétrica do Paraná passa por uma nova etapa com a modernização dos medidores de consumo. Nesta terça-feira (data a ser inserida), em Cascavel, foi instalado o equipamento de número 1 milhão do Programa Rede Inteligente Copel, um marco na transição para os medidores digitais em todo o estado.


O antigo medidor da Estação da Cidadania foi substituído pelo novo modelo, que já está presente em 80% das unidades consumidoras de Cascavel. A modernização tem como objetivo melhorar a comunicação e agilizar os atendimentos, permitindo que o próprio sistema identifique falhas e possibilite consertos remotos, sem necessidade de comunicação direta do consumidor.


A troca dos medidores em Cascavel teve início em junho de 2023. Além da instalação dos novos dispositivos, os moradores passaram a ter acesso ao aplicativo "Copel", que permite monitorar o consumo de energia em tempo real, prever a próxima fatura e estabelecer limites de gasto, ajudando no controle financeiro.


A fase 3 do programa, que abrange os municípios da região oeste, tem um investimento de R$ 290 milhões. A previsão é que a instalação dos novos medidores em Cascavel seja concluída em junho deste ano. Até o final de 2025, 1,7 milhão de unidades consumidoras no Paraná deverão contar com o novo sistema. Para completar a modernização em todo o estado, ainda serão necessárias mais de 5 milhões de instalações.


O diretor-geral da Copel destacou que o novo sistema deve reduzir o tempo de espera dos consumidores em caso de interrupção do serviço. Recentemente, situações de longa duração sem energia, principalmente em áreas rurais e em municípios como Corbélia, geraram reclamações e ações por parte da Prefeitura. Segundo a companhia, a vegetação tem sido um desafio para a manutenção da rede elétrica, mas a modernização visa minimizar essas ocorrências e garantir maior eficiência no fornecimento de energia.