Cidade

Empresário é denunciado por estelionato milionário contra produtores rurais em Campo Nonito

13 out 2025 às 12:48

O Ministério Público do Paraná denunciou Celso Antônio Freutt, proprietário da cerealista Freutt, em Campo Bonito, por aplicar golpes em mais de 120 produtores rurais da região oeste do estado, com prejuízos que ultrapassam R$ 20 milhões. O empresário está foragido.


Segundo a promotoria, Celso mantinha uma imagem de confiança para conquistar os agricultores, utilizando a empresa, que atuava há cerca de 30 anos, para comprar grãos sem intenção de pagamento. Os golpes ocorreram entre junho e julho deste ano, período em que negociava a venda da empresa, mas continuava recebendo produtos. As vítimas perceberam o crime quando Celso encerrou as atividades da cerealista e desapareceu. Em um dos casos, o prejuízo chegou a R$ 1,3 milhão.


O empresário foi denunciado por 124 ocorrências de estelionato, e o Ministério Público requer, além da condenação conforme a lei, o pagamento de valor mínimo de reparação às vítimas.


O Tribunal de Justiça do Paraná negou o pedido de habeas corpus da defesa, mantendo a prisão preventiva. A defesa alegou idade avançada, bons antecedentes, problemas de saúde e que o empresário não havia fugido, apenas se afastado por medo de ameaças. A decisão foi unânime, com base nos seguintes fatores:


  • Tentativas frustradas da Polícia Civil de localizar Celso em residências, fazendas e imóveis de familiares;

  • Falta de comparecimento à intimação por videoconferência;

  • Risco de destruição de provas e intimidação de testemunhas;

  • Histórico criminal, incluindo crime similar em 1994, quando também fechou empresa e desapareceu com produtos agrícolas.


Diante dos fatos, a Justiça considera Celso foragido. Enquanto isso, os produtores afetados seguem tentando se reerguer, enfrentando os impactos financeiros e emocionais deixados pelo golpe.