A licitação da transporte coletivo de Cascavel, prevista para acontecer amanhã sofreu mais um pedido de impugnação, desta vez as empresas participantes questionam detalhes do edital.
A Tarobá teve acesso aos pedidos de impugnação. Uma empresa aponta que alguns anexos foram excluídos do edital republicado, e que os documentos excluídos possuem dados de vital importância para a elaboração da proposta e análise de viabilidade.
"Os documentos excluídos na última publicação do Edital, possuem dados de vital importância para a elaboração da proposta e análise da viabilidade de participação do certame"
Outra empresa diz que o novo projeto ainda padece de diversas falhas que denotam fragilidades em sua
modelagem técnica e econômico-financeira. Que restringem o caráter competitivo, repercutem
ilegalidades e geram insegurança para os potenciais futuros concessionários.
"Novo projeto ainda padece de diversas falhas que (i) denotam fragilidades em sua modelagem técnica e econômico-financeira e comprometem, implacavelmente, suas chances de sucesso; (ii) restringem o caráter competitivo, (iii) repercutem ilegalidades e (iv) geram insegurança para os potenciais futuros concessionários"
A Viação Santa Clara, de SC, desistiu de participar da licitação. Em comunicado, a empresa justificou que:
"Após análise detalhada do projeto elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constatamos, novamente, inúmeras falhas técnicas e em sua modelagem econômico-financeira. Estas inconsistências comprometem a viabilidade e a sustentabilidade do projeto, colocando em risco não apenas a execução eficiente do serviço, mas também a estabilidade financeira de potenciais licitantes"
Apesar dos pedidos de impugnação, a Transitar informou que vai manter a licitação que está marcada para acontecer amanhã. A novela dessa licitação se arrasta desde fevereiro, quando houve os primeiros pedidos de impugnação. Em julho, o Tribunal de Contas do Estado suspendeu o processo novamente.
Desta vez, o valor foi reajustado de 235 para 273 milhões de reais, divididos em dois lotes: norte e sul. A empresa vencedora fará a gestão do transportes público de Cascavel pelos próximos 15 anos. O edital ainda prevê a compra de 15 ônibus elétricos, sendo 2 articulados e 13 convencionais.