Cidade

Encontro com onça-parda gera alerta em Cascavel: IAT dá orientações

18 set 2025 às 14:48

A onça-parda que apareceu em Cascavel no último mês pode já ter se afastado da área urbana, mas as equipes do Instituto Água e Terra (IAT) continuam o trabalho de orientação à população. O objetivo é ensinar como agir em novos encontros com animais silvestres, já que a presença de presas naturais na região indica a possibilidade de outros felinos se aproximarem.


O que fazer ao encontrar uma onça-parda?


A gerente regional do IAT, Aline Heberle, afirma que correr ou desafiar o animal não são atitudes corretas. A orientação é manter a calma e seguir estas dicas:

Não corra: A corrida pode ativar o instinto predador do animal.
Não encare o animal: Olhar fixamente pode ser interpretado como um desafio.
Aumente sua presença: Faça barulho, fale em voz alta e abra os braços para parecer maior e assustar o felino.
Contate as autoridades: Avise imediatamente a Polícia Ambiental ou o IAT para que as equipes possam monitorar a área e, se necessário, fazer a captura do animal.


Para produtores rurais, a orientação é reforçar a segurança de seus animais, como galinhas e outros de pequeno porte, que servem de alimento para as onças.


A última aparição de onça-parda em Cascavel aconteceu no mês passado, quando o animal foi visto nos bairros Tropical e Apae. Uma força-tarefa foi montada, mas o felino não foi capturado. O IAT acredita que, por andar cerca de 50 km por dia, o animal já deve estar longe da cidade.