O número de inadimplentes em Cascavel tem chamado a atenção. Segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, a dívida média do cascavelense é de R$ 7.361,31, valor 11% superior à média estadual e 31% acima da média nacional. Ao todo, 122.500 CPFs estão negativados na cidade, o equivalente a cerca de um terço da população.
Embora não haja um detalhamento específico das causas, o cartão de crédito aparece como um dos principais responsáveis pelo endividamento. Com juros que podem chegar a 450% ao ano, ele se torna uma armadilha para quem não consegue quitar o valor total da fatura.
Especialistas alertam que o problema não está em ter boletos para pagar, mas sim em não manter as contas em dia. A economista e educadora financeira Ana Alves destaca a importância do planejamento financeiro e da busca por alternativas, como renda extra e renegociação de dívidas.
Para quem busca uma saída, o Feirão Serasa Limpa Nome está disponível em Cascavel, tanto nas agências dos Correios quanto pelos canais online. Esse é o caso de Maria de Fátima, que há quase sete anos tem o CPF inativo por conta de dívidas e agora espera negociar para limpar seu nome.