Dois cachorros da raça bulldog francês foram arrastados pela enxurrada durante a forte chuva registrada na tarde desta sexta-feira (20), em Arapongas, no norte do Paraná. A tutora dos animais, Fabiana Lopes, conta que a teve a casa invadida por um grande volume de água que atingiu todos os cômodos do imóvel e levou uma fêmea e um filhote que continuavam desaparecidos até a publicação desta reportagem. O marido de Fabiana conseguiu evitar que outros dois cães fossem levados pela correnteza.
No momento do temporal, Fabiana e o esposo, que trabalha com vendas, precisaram colocar os filhos de 7 e 12 anos sobre o sofá para evitar o contato com a lama. O casal tentou conter a entrada da enxurrada segurando a porta da cozinha e abrindo as outras portas da casa, no intuito de dar vazão ao fluxo, mas o volume pluvial superou a capacidade de escoamento. O filho mais velho foi chamado do trabalho para auxiliar na retirada dos entulhos e na limpeza do local.
Os prejuízos materiais incluem danos em móveis, alimentos dentro dos armários e eletrodomésticos. A família relata preocupação com dois computadores utilizados para o trabalho de um dos filhos, pois as CPUs estavam no chão e foram cobertas por lama.
"Bens materiais a gente recupera, mas o susto das crianças, o desespero. Foi tudo muito rápido", afirma Fabiana.
Esta é a segunda vez que a família, que reside no local há dez anos, enfrenta a situação. Em 2020, um alagamento similar causou a morte de quatro filhotes de cachorro.
Além deste caso, o município registrou outros pontos de alagamento.
https://tnonline.uol.com.br/?d=1