Cidade

Escolas estaduais de Cambé retomam aulas nesta quinta-feira

22 jun 2023 às 11:58

Após a suspensão de aulas em escolas de Cambé, diante do ataque ao Colégio Estadual Helena Kolody, as instituições estaduais retomam as aulas normalmente nesta quinta-feira (22). O Colégio Helena Kolody é o único que permanece fechado e retomará as atividades na segunda-feira (26).


Para a retomada das aulas, foi feita uma preparação, considerando as sensações de medo, insegurança, comoção e sensibilidade. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a ideia é trabalhar o acolhimento. Como acolher aos alunos, professores e funcionarários, pais, toda a comunidade escolar.


"Nós precisamos dar todo apoio (...) prepará-los, dar suporte, inclusive emocional, a todos eles. Nós estamos com uma equipe de apoio da Rede de Proteção; estamos com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) que, em parceria com a  Secretaria de Educação, nós dá suporte com os psicólogos; temos muitos psicólos oferecendo ajuda, mão de obra e apoio" conta Jéssica Pieri, chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina. 


Sarah Carneiro, psicóloga do MEC, reforça que "ações já estão sendo colocadas em prática; ações de intervenção, para a crise, como apoio imediato aos familiares das vítimas, e discussão de um plano de ação mais robusto para aplicação de médio e longo prazo, visando a reconstrução do ambiente escolar, bem como da confiança da sociedade nos espaços escolares".


Sarah diz também que "a preocupação do estado é perene. O governo, então, está preocupado 24h, sete dias por semana, em previnir e agir caso esses ataques aconteçam. O trabalho de prevenção está sendo feito silenciosamente por todos os integrantes do governo" atesta.


O incidente, que aconteceu na última segunda-feira (19), foi causado por um atirador que invadiu a escola e atirou contra estudantes, atingindo Karoline Verri Alves, que morreu no local, e Luan Augusto da Silva, que faleceu na última terça-feira (20). 


A decisão foi tomada em conjunto com o governo do Paraná.