Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Estado publica edital para construção do Terminal Metropolitano de Londrina

O valor inicial da concorrência é de R$ 43,8 milhões, com disputa pelo menor preço. A abertura das propostas está marcada para 15 de outubro
21 jul 2025 às 17:45
Por: Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), publicou nesta segunda-feira (21) o edital de licitação para contratar a empresa que vai construir o futuro Terminal Metropolitano de Londrina. O valor inicial da concorrência é de R$ 43,8 milhões, com disputa pelo menor preço. A abertura das propostas está marcada para 15 de outubro.


O terminal tem como objetivo melhorar a mobilidade e a integração metropolitana de Londrina com os municípios vizinhos, oferecendo uma estrutura moderna e confortável para a população de até 40 mil pessoas que transita pela região diariamente. A Amep apresentou a novidade a prefeitos e deputados estaduais da região em uma reunião no Palácio Iguaçu.


O projeto do terminal prevê áreas de embarque dos passageiros, lanchonetes, quiosques, lojas, bicicletário, áreas de lazer, setores administrativos e operacionais. O prazo de execução da obra, a partir da assinatura da ordem de serviço, é de 22 meses. A contratação será na modalidade integrada, em que o vencedor faz o projeto executivo e realiza a obra.


“Este investimento foi planejado para que Londrina tenha um terminal metropolitano totalmente integrado à cidade e ao sistema de transporte local. Conseguimos um terreno em frente ao terminal urbano, no coração da cidade. Isso vai facilitar a mobilidade dos usuários e dar uma nova cara ao centro de Londrina”, disse o secretário de Cidades, Guto Silva.


A integração ao terminal urbano de Londrina será feita por meio de uma passarela elevada sobre a Avenida Leste-Oeste. Além disso, toda a estrutura está sendo planejada nos parâmetros mais modernos de acessibilidade. Serão atendidas linhas dos municípios de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.

Outras notícias

Viatura da Polícia Militar capota após colisão com carro no bairro Neva, em Cascavel

Câmera de segurança registra confusão em quiosque que terminou com homem baleado em Cascavel

Câmera mostra motociclista sendo arremessado em acidente no bairro Cascavel Velho


CONFORTO – A ideia é que os usuários do sistema metropolitano tenham uma área adequada para aguardar os ônibus ou na chegada à Londrina. Desde que se iniciou o efeito pendular das cidades do entorno, a população da região não tem um local apropriado para acomodação, embarque e desembarque.


Para dar mais conforto aos usuários, o terminal terá ambientes cobertos para os passageiros, além de lojas, lanchonetes e serviços de convivência. O terreno tem 12.043,70 metros quadrados e o projeto prevê uma área construída de 9.331,92 metros quadrados.


O terminal também terá uma área exclusiva para quadras esportivas, playground para crianças, academia ao ar livre e uma área de exposições que poderá ser usada para eventos comunitários. A ideia é que o espaço também seja decorado com imagens que façam alusão à ligação que a região tem com a cultura do café, valorizando a memória da cidade.


“Muitos destes passageiros são pessoas que saem cedo das suas casas para trabalhar e voltar no final do dia para suas casas. Logo elas terão um terminal completo, onde poderão ficar com conforto e segurança, além de áreas de lazer para a população em geral”, disse o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.


Serão três plataformas com cinco baias para ônibus em cada uma delas. Ainda terão outras cinco vagas para estacionamento de outros ônibus. Para facilitar o trânsito dos passageiros, as plataformas foram planejadas a partir de um estudo de comunicação visual, com informações claras sobre as linhas e os pontos de embarque e desembarque.


“Este é um projeto à altura da cidade de Londrina, que assume o protagonismo regional como uma cidade verdadeiramente metropolitana. É uma responsabilidade que o município tem que atender não só o cidadão londrinense, mas também dos municípios vizinhos. Esta obra será um marco neste sentido”, afirmou o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.


Além disso, o terminal contará com sistema de geração de energia limpa através de placas fotovoltaicas instaladas na cobertura das plataformas, reforçando o compromisso do Paraná com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Motociclista fica ferido em grave acidente no bairro Cascavel Velho

Cidade
Imagem de destaque

Obras no Museu de Arte de Londrina serão entregues nesta quinta-feira

Cidade

Prefeitura de Cambé promove audiência pública sobre ampliação de vagas em CMEI

Cidade

Idosa atingida por trem em Apucarana morre quase um mês após acidente

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana terá chuvas e variação de temperaturas em Londrina; confira a previsão

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Startups de Londrina entram no ranking das 100 com maior potencial de investimento

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.