Uma fake news sobre o homicídio de uma mulher que teria acontecido na Avenida Aviação, em Apucarana, deixou moradores da cidade assustados. Desde a noite desta quinta-feira (1º), começou a circular em grupos de mensagens a foto de uma mulher morta. A imagem impactante gerou dúvidas entre os moradores, que questionavam a veracidade do crime.
A reportagem entrou em contato na manhã desta sexta-feira (02) com o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) da PM e com o Corpo de Bombeiros, que informaram que não houve nenhum chamado relacionado a homicídio e nem mesmo qualquer caso de violência doméstica que pudesse ter sido confundido com um homicídio.
No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra: calúnia, difamação e injúria. A disseminação de informações falsas não é novidade, mas com as redes sociais esse tipo de publicação se popularizou. Portanto, é necessário ter cuidado ao divulgar informações, pois elas podem ser falsas.