Escolas da cidade de Cambé sofreram com a falta de água nesta sexta-feira (14). A Escola Municipal Professora Lourdes Gobi Rodrigues, no Jardim Ana Rosa, o CMEI Rosa Raminelli de Oliveira e a Escola Municipal Jardim Alvorada, no bairro de mesmo nome, foram afetadas por uma manutenção programada da Sanepar. As aulas foram canceladas no período da tarde.
O CMEI Rosa Raminelli de Oliveira, que atende 153 alunos e conta com 3 caixas d'água, com 1.500 litros de capacidade, não teve água suficiente para manter as atividades do colégio até que a Sanepar resolvesse o problema. Sabrina, uma das mães que teve que abandonar o trabalho e buscar o filho mais cedo, disse que entende que a situação não é culpa da escola e criticou as sucessivas faltas de água causadas pela Sanepar.
De acordo com a Sanepar, o calor excessivo e o consumo elevado fizeram com que muitos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado Londrina-Cambé estivessem com níveis baixos nesta semana de fevereiro. Na quarta-feira, o reservatório Esperança, que atende bairros da região Leste de Cambé, alcançou nível mínimo, o que obrigou a Sanepar a desligar o equipamento.
A empresa informou que está fazendo manobras compensatórias em outros reservatórios na região de Londrina e Cambé, com o objetivo de distribuir a água de maneira mais equilibrada entre as duas cidades.
Além das escolas e CMEIs, os moradores de Cambé também sofrem com a falta de água, e relatam que o abastecimento foi interrompido às 9h dessa sexta-feira (14). A previsão é de que as manobras compensatórias sejam concluídas neste sábado (15), até às 21h.
A orientação da Sanepar é que as casas e prédios públicos possuam caixa d'água para compensar a falta de água, além de alertar a comunidade para um uso consciente da água, evitando excessos. A companhia de saneamento também informou que os prédios públicos, como as escolas, que forem afetados pela falta de água podem agendar um abastecimento com caminhão-pipa, realizado pela própria Sanepar.