Mais uma tragédia foi registrada na BR-277, em Santa Tereza do Oeste. Nesta terça-feira (09), Raphael Antônio Bebber, de 42 anos, perdeu a vida ao ser atingido por um caminhão na rodovia. O motociclista seguia no sentido Cascavel quando, ao reduzir a velocidade atrás de outro caminhão, acabou sendo atingido por um terceiro veículo que não conseguiu frear a tempo. Raphael foi atropelado pelo rodado do caminhão e morreu na hora. Equipes do Samu e da EPR Iguaçu foram acionadas, mas nada puderam fazer além de constatar o óbito.
A BR-277 é uma das principais rodovias federais que cortam o Paraná. Com grande fluxo de caminhões, atravessa perímetros urbanos de diversas cidades. Em Santa Tereza do Oeste, o trecho de pista simples tem sido palco de constantes acidentes, muitos deles fatais. Moradores da região dizem que os casos são frequentes e que, apesar das promessas antigas de melhorias, nenhuma obra foi iniciada até hoje.
A expansão urbana aumentou o número de veículos circulando pela cidade, mas a infraestrutura da rodovia continua a mesma. Para os pedestres, a travessia é arriscada: não há passarelas em toda a extensão da cidade. A alternativa é redobrar a atenção e contar com a cautela dos motoristas.
João, caminhoneiro que transita com frequência pelo trecho, aponta o excesso de velocidade e a imprudência de muitos condutores como causas recorrentes dos acidentes. Ele destaca a necessidade urgente de maior fiscalização e investimentos no trecho.
A responsabilidade pela rodovia é da EPR Iguaçu, empresa vencedora do leilão do lote 6. De acordo com o contrato, obras de melhorias em Santa Tereza do Oeste só estão previstas a partir do sexto ano de concessão, o que, para os moradores, é tempo demais diante das perdas que a comunidade já enfrenta.
Em nota a EPR afirmou que:
A EPR Iguaçu informa que desde o início da concessão, em 8 de maio, segue empenhada na realização dos trabalhos iniciais de infraestrutura. As intervenções visam aprimorar a trafegabilidade e garantir a segurança de todos os usuários.
Paralelamente à execução dos serviços, a concessionária vem realizando o levantamento de todos os pontos críticos que exigem intervenções mais específicas, com o objetivo principal de reduzir a ocorrência de acidentes. Concluída essa etapa, será elaborado um cronograma de ações, priorizando os pontos críticos.
A concessionária já soma mais de 170 km de pavimento recuperado, instalação e substituição de mais de 1.500 placas de sinalização, revitalização de mais de 150 mil metros quadrados de sinalização horizontal, bem como a roçada e limpeza de mais de 600 km de rodovias. Há equipes atuando diariamente em todas as frentes de trabalho ao longo do trecho concedido.
A duplicação do trecho em questão está prevista, contratualmente, para o sexto ano de concessão. Neste mesmo período, serão instaladas na região de Santa Tereza do Oeste, passarelas e implantadas vias marginais.
A concessionária reforça a importância da conscientização dos motoristas em relação ao respeito do limite de velocidade e à sinalização da via, garantindo assim um trânsito mais seguro