A falta de médicos ortopedistas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Londrina tem causado problemas na cidade nesta quinta-feira (16). Segundo denúncias, as unidades têm deixando pacientes com fraturas sem atendimento adequado.
O vendedor Emerson Freitas entrou em contato com a Tarobá e relatou que seu pai, idoso de 74 anos que sofreu um acidente de moto, foi inicialmente dado como não presente na UPA Centro, instalada no prédio do antigo Mater Dei, e precisou esperar devido à ausência do ortopedista. O homem contou que procurou o pai nas unidades da cidade e chegou a ir até o Hospital Zona Norte mas, só depois de confirmar com o Siate para onde o pai foi levado, voltou à unidade e encontrou o pai no corredor, aguardando o atendimento, sem ser cadastrado.
O Siate informou que precisou alterar rotas de emergência, levando vítimas para o Hospital Zona Norte, devido à falta de especialista. Também foi registrada ausência de ortopedista na UPA do Jardim Sabará, prejudicando o atendimento e causando revolta entre pacientes e socorristas. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não regularizou a escala de especialistas.
A equipe da Tarobá entrou em contato com o município, que ainda não se pronunciou sobre o caso.