Cidade

Felino ameaçado de extinção é flagrado pelas ruas de Jandaia do Sul

19 out 2024 às 16:01

Um motorista se deparou com uma situação impressionante pelas ruas de Jandaia do Sul, município que fica a 21,9 quilômetros de Apucarana, norte do Paraná. Por se tratar de algo fora do comum, o homem logo pegou o celular e registrou a cena surpreendente: um gato-maracajá correndo pelas vias da cidade.


Por meio do flagrante, é possível notar o animal, que é ameaçado de extinção, a toda velocidade sobre a calçada, sem parar um momento. Até o momento, não se sabe o nome da rua em que o felino foi visto.


O responsável pelo vídeo, identificado como Augusto, encaminhou as imagens ao biólogo de Apucarana Fernando Felippe, que compartilhou o registro impressionante em seu perfil do Instagram.


As testemunhas chegam a alegar que se trata de uma jaguatirica, mas, segundo o biólogo, na verdade é um gato-maracajá. Inclusive, essas espécies coexistem em florestas da América Central e do Sul, mas suas anatomias as diferem uma da outra. A jaguatirica possui um porte robusto de 1,3 metro de comprimento, tendo o dobro do tamanho do gato-maracajá.