Cidade

Gaeco prende comandante da PM de Loanda por esquema de propina e coação

22 mai 2025 às 18:01

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime), prendeu o comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar de Loanda, no noroeste do estado. O major Alexandro Marcolino Gomes é investigado dentro da Operação Zero Um, deflagrada na manhã desta quinta-feira (22). Um outro policial também foi preso em flagrante dentro da mesma operação, por posse irregular de munição.  

 

De acordo com a investigação, um grupo de policiais de Maringá e Loanda estariam recebendo propina de outros policiais para mudar procedimentos disciplinares e inquéritos policiais. Além disso, as investigações apontam que o major teria exigido dinheiro de outros policiais subordinados a ele, para facilitar a transferência destes PMs para outras unidades.

 

As investigações revelaram que havia um esquema de coação com ameaças, onde subordinados eram forçados a pagar, sob risco de transferência. A estrutura contava com um operador financeiro, já investigado em outro processo criminal .

 

O major foi preso em casa. Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua residência e também nas cidades de Sarandi, Santa Isabel do Ivaí e Planaltina do Paraná.