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Governador inaugura duplicação da PR-445 de Mauá da Serra a Lerroville

Foram investidos R$ 249,3 milhões pelo Estado para obras no trecho de 27 quilômetros.
04 set 2025 às 16:06
Por: Agência Estadual de Notícias
Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (04) a duplicação da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445) entre Mauá da Serra e o acesso a Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte. Foram investidos R$ 249,3 milhões pelo Governo do Estado para obras no trecho de 27 quilômetros. Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para continuação da duplicação, entre Lerroville e o distrito de Irerê, completando o trecho de 66 km da principal ligação da região com Curitiba.


“Um dia de muita festa para a região Norte do Paraná, em especial para quem utiliza a PR-445, que liga Londrina a Tamarana, seguindo até a Rodovia do Café. É uma obra que há décadas era muito esperada, pois já se sabia da importância da duplicação. Eu fiz um compromisso com Londrina e com a região de que iríamos resolver esse problema em dois lotes, e é o que estamos fazendo hoje”, afirmou Ratinho Junior.


“O compromisso era de que, quando inaugurássemos o primeiro, já iniciaríamos o segundo lote. E hoje estamos aqui: entregando o primeiro trecho pronto, já sendo utilizado e, ao mesmo tempo, iniciando com toda a equipe de trabalhadores a execução da segunda parte, que é a última etapa. Assim, teremos Londrina totalmente integrada a um corredor duplicado que chegará até Paranaguá”, acrescentou.


A duplicação da PR-445 é uma demanda histórica da região de Londrina, segunda maior cidade do Estado, que sofria com uma pista simples para escoar sua produção pela BR-376, rodovia que liga a região Norte com o Centro do Estado, a Capital e o Porto de Paranaguá, no Litoral. A duplicação representa um avanço estratégico para a integração regional e a segurança no transporte de passageiros e cargas.


“A população terá uma rodovia mais segura, que dará suporte à logística, à produção agrícola e industrial da região Norte, que cresce muito. Onde há estrada duplicada, o número de acidentes cai, em especial os fatais. E quando uma empresa pensa em se instalar em uma região ela observa a infraestrutura, se tem rodovias, ferrovias, portos. É nisso que estamos investindo no Paraná”, finalizou o governador.

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A nova configuração da via, que passou por melhorias geométricas e implantação de dispositivos em desnível, proporcionará maior fluidez ao tráfego, redução de conflitos entre veículos de longa e curta distância e redução no número de acidentes, fortalecendo a infraestrutura viária local.


O trecho inaugurado nesta quinta-feira foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Ele facilita o acesso a Londrina por Mauá da Serra, beneficiando também o município de Tamarana. O primeiro lote, entre Londrina e Irerê, foi entregue em 2021, com 15,8 km duplicados.


TRECHO ENTREGUE – A segunda etapa da duplicação da PR-445 compreende 27 dos 66 km da rodovia entre Mauá da Serra e Londrina. A nova configuração do trecho contempla uma pista com 7,20 metros de largura, sendo duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, acostamento externo de 2,50 m e faixas de segurança interna variando entre 0,60 m e 1 m. O pavimento escolhido foi o flexível, assegurando maior durabilidade e conforto aos usuários.


Foi implantado um viaduto no acesso a Tamarana, no km 25,50, construídos marginais, acessos e correções de traçado para aprimoramento da geometria e da segurança viária. Também foram implantados 11 retornos em nível, além da construção das pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz.

A pista existente passou por remendos profundos nos pontos danificados da base e sub-base da pista, remendos superficiais para tratar de danos somente na camada asfáltica, fresagem, reperfilagem com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e nova sinalização horizontal.


Além disso, está em andamento a implantação de um viaduto no acesso a Lerroville, dentro do mesmo contrato de duplicação, com conclusão prevista para dezembro de 2025. Essa obra visa ampliar as condições de segurança e a fluidez no tráfego local e regional, uma vez que a realidade do trecho mudou desde o início dos serviços de duplicação.

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