Cidade

Grita Cia de Palhaças leva espetáculo e oficinas gratuitas para Vila Triolé

21 jan 2026 às 14:36

A companhia londrinense Grita Cia de Palhaças – integrada pelas atrizes Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari – dá início à temporada de 2026 com uma série de atividades culturais gratuitas na Vila Triolé. A programação contempla apresentação teatral, vivência voltada ao público feminino e oficina infantil de palhaçaria.


A abertura acontece neste sábado, 24 de janeiro, às 19h, com a apresentação do espetáculo “As Multidançarinas”. Na montagem, as palhaças Adelaide, Cora e Frida exploram a dança de forma cômica, sem utilizar palavras. Por meio de coreografias que combinam ritmo e humor físico, o trio demonstra que a dança é uma linguagem acessível a todos, sem distinção de estilo.


Atividades formativas – Na quarta-feira, 28 de janeiro, das 19h às 21h, acontece a vivência “Sensibilização do Riso”, destinada a mulheres a partir de 16 anos. A participação é gratuita mediante inscrição prévia pelo link disponível no Instagram da companhia (@gritaciadepalhacas).


Fechando a programação, na quinta-feira, 29 de janeiro, será oferecida a Oficina de Palhaçaria para crianças de 6 a 10 anos, das 16h às 18h. A atividade também é gratuita e requer inscrição antecipada pelo mesmo canal.


Sobre o projeto – As ações fazem parte do Grita Circula, projeto que percorreu dez municípios paranaenses e encerra sua trajetória em Londrina. A iniciativa foi aprovada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura, vinculada ao Ministério da Cultura do Governo Federal.


Fundada em Londrina, a Grita Cia de Palhaças desenvolve pesquisas em palhaçaria realizada por mulheres. O trabalho do grupo propõe reflexões sobre temas como feminismo, especismo, saúde mental infanto-juvenil e empoderamento feminino, traduzindo essas questões políticas em uma linguagem lúdica e subjetiva.