Cidade

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu recebe Selo de UTI Eficiente 2024

27 jun 2024 às 08:57

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, a oeste do Paraná, alcançou uma importante conquista ao receber, nesta quarta-feira (26), o selo de UTI Eficiente 2024. A certificação, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed, reconhece as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com os melhores desempenhos clínicos do país. O Hospital Municipal é a única instituição pública no estado do Paraná a receber tal honraria.


Em uma cerimônia oficial, realizada nesta quarta-feira (26), o diretor-presidente do hospital, André Di Buriasco, destacou a importância do reconhecimento. “Receber o selo de ‘UTI Eficiente’ é um marco significativo para nós, pois evidencia a qualidade dos serviços prestados em nossas unidades de terapia intensiva. Este selo não apenas confirma a excelência do trabalho diário, mas também ratifica o compromisso contínuo de nossas equipes multidisciplinares”, ressaltou Buriasco.


O evento contou com a presença dos representantes da Epimed e Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (SOTIPA), da direção executiva do hospital e das equipes multidisciplinares.


Para a diretora técnica do hospital, Dra. Bárbara Castro, “a obtenção deste selo reforça nosso compromisso com a excelência e a segurança do paciente. É um incentivo para seguirmos em frente, investindo em capacitação e inovação”, avaliou a médica.


O selo UTI Eficiente integra o projeto UTIs Brasileiras e é concedido às unidades que demonstram alta eficiência clínica, segundo as matrizes geradas pelo Sistema Epimed Monitor. Este sistema é o principal gerenciador de qualidade e desempenho de UTIs no Brasil, abrangendo mais de 800 hospitais no país, além de instituições na América Latina e Europa, totalizando mais de 1.700 UTIs.


André Nobre, diretor assistencial da unidade, enfatizou o impacto positivo no atendimento aos pacientes: "Esta certificação reflete diretamente na qualidade do cuidado que oferecemos. Os pacientes podem confiar que estão recebendo um tratamento de primeira linha, baseado nas melhores práticas e evidências”, enfatizou. O coordenador das UTIs, Roberto Almeida, também falou sobre a conquista. "Quando temos um objetivo comum de salvar vidas, somos motivados a traçar estratégias que garantam a eficácia e a segurança do atendimento. Essa certificação é um reflexo de nossa dedicação e do compromisso em melhorar continuamente nossos índices de desempenho clínico."