Uma idosa de 75 anos morreu enquanto aguardava atendimento na Farmácia Municipal, no Centro de Londrina, no início da tarde desta segunda-feira (16). Foram mais de 30 minutos de tensão na tentativa de reanimar a vítima, identificada como Josefa Rodrigues de Jesus. Ela não resistiu e morreu na ambulância do Samu.
Testemunhas afirmaram que a mulher estava sentada esperando
atendimento, quando começou a passar mal. Ela até pediu um copo de água, mas não
deu tempo. Uma cuidadora que estava no local prestou os primeiros socorros e
iniciou a massagem cardíaca.
Para quem aguardava atendimento, foi um susto e os usuários
do serviço cobram melhorias no atendimento. O corpo de Josefa foi encaminhado
para a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina).
Até o fechamento desta reportagem, familiares não tinham feito o reconhecimento
da vítima.
VEJA O QUE DISSE A SECRETARIA DE SAÚDE DE LONDRINA:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, nesta segunda-feira (16), por volta das 12h30, uma idosa, que estava desacompanhada e é usuária da Farmácia Municipal de Londrina (Alameda Manoel Ribas, 85 – Centro), sofreu uma parada cardiorrespiratória dentro da unidade. Imediatamente, servidores municipais de serviço na farmácia acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), às 12h32, e junto com outros usuários que estavam no local começaram a se revezar na reanimação cardíaca da senhora.
Assim que a ambulância avançada do SAMU conseguiu chegar, às 12h52, a idosa foi transferida para a viatura, onde o atendimento e as tentativas de reanimação continuaram. Infelizmente, por volta das 13h36, o óbito da paciente foi constatado. A SMS ressalta que o SAMU de Londrina tem três ambulâncias avançadas - equipadas para esse tipo de ocorrência, sendo que duas delas estavam em outros atendimentos no momento e uma estava em desinfecção (após ter feito o transporte de um paciente com doença transmissível) e que, assim que foi possível, uma delas foi deslocada para o atendimento à idosa.
A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a fatalidade e se solidariza com a família da idosa neste momento de profunda dor.