Cidade

Idosa de 90 anos cria desenhos que são eternizados em estúdio da tatuagem de neta

05 ago 2025 às 19:22

Aos 90 anos, dona Auta Pereira, moradora de Londrina, tem se dedicado a uma paixão: o desenho. Apesar de ter dificuldades de visão, ela faz questão de manter sua rotina artística diária, o que lhe traz felicidade e satisfação. Seus desenhos se transformaram em verdadeiras obras de arte e hoje estão eternizados no estúdio de tatuagem de uma de suas netas.


O ateliê de dona Auta está instalado na própria casa, um espaço acolhedor e repleto de lembranças. As obras são feitas sobre a cômoda de seu quarto, onde ela permanece em pé, entretida pela criação. "Comecei a desenhar para meus filhos, por causa de tarefas da escola. Depois disso, parei de desenhar por um tempo. Até que um dia, meu neto encontrou um desenho que eu fiz, pensando que, quando eu morresse, alguém fosse encontrar e dizer 'olha, o desenho da vó'. Ele se encantou com a obra e me incentivou a voltar a desenhar. Ele comprou caderno e canetas, e desde então não parei mais", conta a aposentada.


Apesar da visão comprometida, dona Auta mantém traços firmes e precisos. O talento para o desenho surgiu na infância, quando ela morava na roça e, para se distrair, rabiscava flores no chão com um pedaço de pau.


Edvaldo Massuco, neto de dona Auta, ficou impressionado ao descobrir o desenho guardado pela avó. "Fiquei surpreso e quis saber por que ela estava guardando aquele desenho. Ela me contou que o fazia para que, quando morresse, nós lembrássemos dela. Achei isso triste, porque a arte dela merecia ser vista pelo mundo", lembra. Foi então que ele passou a incentivá-la a retomar sua prática artística.


Edvaldo gostou tanto dos desenhos que pediu para sua irmã, Letícia Massuco, tatuadora, fazer uma tatuagem com um dos desenhos de dona Auta. A ideia logo ganhou popularidade. "Eu compartilhei a proposta com meus clientes e, surpreendentemente, muitos começaram a pedir os desenhos da vovó Auta. Eles representam uma arte atemporal", diz Letícia.


O sucesso das obras foi tanto que dona Auta ganhará uma exposição para exibir seus desenhos. Um reconhecimento merecido para alguém que sempre criou sem pensar em fama.


Além de dar nova visibilidade à sua arte, os desenhos também trouxeram um novo ânimo para dona Auta, que se sente mais alegre e ativa. A mudança no seu espírito foi notada por toda a família. "Às vezes, fico triste ou amargurada, mas quando estou desenhando, escolhendo cores, pensando em como ficará mais bonito, essa tristeza desaparece", diz emocionada.