O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná) fiscalizou mais de 20 estabelecimentos nos últimos dois meses afim de garantir que produtos relacionados às festas juninas tenham o preço justo em Londrina.
Os técnicos escolhem aleatoriamente 13 produtos de cada marca e categoria e na sequência, pesam um por um na balança, registrando no sistema. O peso apresentado na embalagem deve ser superior ao resultado na balança, já que as empresas devem indicar o peso líquido do produto, descontando a embalagem.
nesses 60 dias de fiscalização dos produtos juninas, cerca de 1200 já foram fiscalizados. Desses, aproximadamente 50 apresentaram algum indício de erro, o que representa pouco mais de 4% do total. Agora, esses produtos serão encaminhados para o laboratório para verificar se de fato existe ou não alguma irregularidade.
O trabalho garante que o consumidor pague um preço justo pelo produto; além disso, o próprio consumidor pode ajudar na fiscalização com denúncias pelo telefone 0800 6450102, na ouvidoria do Ipem.