A Itaipu Binacional abriu recentemente um edital que prevê 81 milhões de reais para investimentos em usinas solares. Esse edital é fruto de uma parceria, que foi firmada entre a Itaipu, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa).
Conforme o edital, os fornecedores de equipamentos para a geração de energia fotovoltaica, tem até o dia 14 de janeiro para a apresentação da documentação, visando concorrer ao processo estabelecido no edital.
Serão 80 unidades hospitalares beneficiadas, o que gerará uma economia de cerca de R$ 11,7 milhões por ano a essas instituções. Isso equivale a um total de 35% da energia que é consumida pelos hospitais que integram o edital. Esse recurso que será economizado, terá o direcionamento para a ampliação nos serviços de atendimento das unidades hospitalares.
O convênio entre a Itaipu e a Femipa tem uma vigência total de 26 meses, sendo dividido em dois lotes, com previsão do inicio das obras em junho deste ano. Antes disso, haverá a concorrência, e os fornecedores devem assinar os contratos até o dia 06 de fevereiro.
A parceria entre a Itaipu e a Femipa contribui com o avanço do Objetivo de Desenvolvimento (ODS) 7, Energia Limpa e Acessível, da Agenda 2030, e também com os ODS 4 (Saúde e Bem-estar) e 13 (Ação Climática).
O caderno contendo as informações para participar do processo está disponível aqui. Mais informações podem ser solicitadas diretamente a Femipa, pelo email femipaenergia@femipa.org.br.