A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), responsável pelos serviços de limpeza pública em Londrina, fechou o primeiro semestre do ano com o saldo de 7.060 bueiros desentupidos e 134,3 km lineares de galerias pluviais desobstruídas em toda a cidade.
Nesta quinta (27), o trabalho da empresa terceirizada, contratada pela CMTU, se concentrou no Bairro Santos Dumont, na zona leste de Londrina.
O serviço tem sido realizado em toda a cidade, inclusive nos distritos.
O balanço do serviço entre janeiro e junho aponta aumento da produtividade em 2023. Em todo o ano passado, a ação contemplou 5.886 bocas de lobo e 113,3 km de tubulações. Já em 2021 foram 5.981 unidades atendidas, com 133,5 km de galerias liberadas.
A CMTU atribui o resultado a logística adotada pela companhia. "Fizemos uma logística melhorada tentando captar o mais rápido possível os bueiros. Então quando o fiscal vai verificar a reclamação daquele bueiro, ele não verifica só aquele bueiro, ele vai verificar o bairro todo", explica o diretor de operações da CMTU, Álvaro Nascimento.
Desde que a prefeitura designou a atividade à CMTU, em abril de 2019, o município chegou à marca de 35.471 bueiros limpos e 670 km de tubos beneficiados.
Segundo a Secretaria de Obras, Londrina tem 80 mil bocas de lobo. No entanto, o município não tem um número preciso de quantas estariam entupidas. A preocupação é que muitas ficam nesse estado, porque a população joga lixo na rua e a consequência aparece, apenas, quando chove.
Nascimento lembra que, além do número (43) 3379-7900, que funciona nos dias úteis, das 8h às 17h, os pedidos podem ser registrados também pelo site da companhia, no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br. Para isso, o morador deve informar os dados pessoais, telefone para contato e o local exato da ocorrência.
*Com informações da Assessoria de Imprensa.