Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Londrina Atletismo oferta programa de iniciação para crianças e adolescentes

Com início no dia 27 de janeiro, as aulas são gratuitas e ocorrem todas as terças e quintas-feiras, para faixa etária de 6 a 16 anos
19 jan 2026 às 13:54
Por: Assessoria de Imprensa - Sabrina Heck
Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

O Projeto Londrina Atletismo está com vagas abertas para os programas de iniciação em atletismo. A iniciativa é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição ou participar de seletivas, basta comparecer às aulas. Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.


Com retorno no dia 27 de janeiro, as aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, na Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os participantes podem ingressar em um dos dois horário de treino, das 14h45 às 15h45 ou das 18h30 às 19h30. Tênis, bermuda e camiseta leve são os trajes adequados indicados.


O Londrina Atletismo oferece dois programas de iniciação que abrangem idades diferentes: a escolinha, para crianças de 6 a 10 anos, e iniciação esportiva, para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Na escolinha, com categorias máxima até o Sub-10, as crianças têm um primeiro contato com a prática de esportes, as atividades são lúdicas e voltadas ao desenvolvimento físico e motor infantil, sem nenhum tipo de especialização em provas do atletismo.


Já no programa de iniciação esportiva, com as categorias sub-12 e sub-14, as crianças e adolescentes aprendem técnicas simplificadas e adaptadas para cada idade e passam a treinar modalidades específicas do atletismo em que tiveram mais aptidão.


Com mais de 25 anos de história, a iniciativa já atendeu mais de mil crianças e adolescentes. De acordo com o assessor de gestão e coordenador da escolinha do Projeto Londrina Atletismo, João Ricardo Canônico, 70 crianças participam das atividades atualmente. Outros 50 atletas profissionais também treinam diariamente, no Londrina Atletismo. “Projetos assim ajudam a tirar crianças da ociosidade, dão um caminho positivo e contribuem para formar cidadãos mais saudáveis e confiantes. Alguns se tornaram grandes atletas e outros ótimos cidadãos”, afirmou.

Outras notícias

CMTU abre prazo para recadastramento de veículos escolares em Londrina

Vereadora Jessicão propõe retorno da "Tribuna Popular" à Câmara de Londrina

Bueiro sem tampa causa prejuízo a motorista e expõe perigos no Jardim São Paulo


Paralelo a isso, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa atende 600 crianças nas escolas da rede municipal por meio do Programa Vencer, além de contar com polos de treinamento em colégios estaduais.


O coordenador destacou os benefícios da prática de esportes, quando iniciado na infância e juventude, para o desenvolvimento da saúde física e mental. “O esporte nessa fase ajuda muito. Melhora a saúde física de forma geral, com força, agilidade, flexibilidade, coordenação. Também há grande ganhos na saúde mental. Além disso, ensina valores importantes como disciplina, respeito, convivência em grupo e superação, coisas que a criança leva para a vida, não só para o esporte”, ressaltou.


Exemplo de sucesso – A atleta de corrida 400 metros, Julia Ribeiro, iniciou no Londrina Atletismo com 12 anos e nunca mais parou. “Foi um passo muito importante na minha vida, foi onde eu pude perceber o quão importante era esse esporte e ter a clareza de que queria seguir treinando e competindo”, compartilhou.


Oitos anos se passaram desde sua primeira aula e a atleta já coleciona alguns títulos: tricampeã brasileira sub-20; bicampeã sul americana sub-20; semi-finalista mundial; campeã pan-americana sub-23; e campeã do Troféu Brasil.


Em 2025 e anos anteriores a iniciativa recebeu patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O edital para que projetos se inscrevam no programa e sejam financiados em 2026 e 2027 segue aberto até 31 de janeiro.


O coordenador da escolinha do Londrina Atletismo, João Ricardo Canônico, enfatizou a importância do financiamento público para garantir a democratização do esporte. “Nem todas as crianças teriam acesso ao esporte se ele não fosse gratuito. Muitos talentos acabam se perdendo por falta de oportunidade, e o atletismo é um esporte acessível, formador e que inclui todo mundo”, destacou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Criminosos invadem casa duas vezes no mesmo dia enquanto família estava em viagem

Cidade
Imagem de destaque

Prefeitura de Londrina amplia atendimentos psiquiátricos em parceria com Hospital Vida

Cidade

Alma lavada: as Cataratas como você nunca viu

Cidade

Alunos da Escola José Baldo retornarão às aulas em prédio novo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Companhia de Choque na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Criminosos invadem casa e fazem família refém em condomínio fechado na zona sul

Cidade
Londrina e região

Assalto em condomínio de luxo mobiliza forças de segurança na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.