Cidade

Londrina confirma duas novas mortes em boletim sobre Síndromes Respiratórias

27 ago 2025 às 11:48

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou duas novas mortes no Boletim Informativo sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG) nesta quarta-feira (27).


O informativo, referente ao período de 17 a 23 de agosto, é disponibilizado na página oficial da SMS no Instagram. Ele apresenta informações sobre atendimentos nos serviços de urgência, cobertura vacinal contra influenza, óbitos, entre outros dados.


De acordo com o boletim, foram registradas 28 notificações relacionadas à SRAG, sendo 19 em adultos e nove em crianças.


Os óbitos relacionados à SRAG, em 2025, somam 132, sendo 24 por Influenza, sete por vírus sincicial respiratório (VSR) e 12 por Covid-19. O restante ocorreu por outros vírus ou agentes etiológicos ou não foi especificado. Em comparação com a semana anterior, houve um óbito a mais, ocorrido no final de julho e cuja investigação foi concluída agora.


A taxa de positividade viral entre os pacientes com SRAG é de 55,60%. Os principais vírus identificados foram o Sars-Cov, o VSR e o rinovírus.


A cobertura vacinal contra influenza em Londrina, do público-alvo da campanha (idosos, crianças e gestantes), está em 53,09%. Especificamente, nos idosos chegou a 59,11%, nas crianças 38,08% e nas gestantes 28,70%. Em Londrina, a vacina contra a gripe está liberada para a população em geral acima de 6 meses de idade, e é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.