Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Londrina confirma mais uma morte por dengue em novo boletim

Cidade soma, desde janeiro, oito mortes provocadas pela doença; curva de notificações segue estável
18 jun 2025 às 17:44
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias / NCom

A prefeitura de Londrina confirmou uma nova morte por dengue e 143 novos casos da doença através do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (18). Segundo o relatório, a cidade registrou, desde a primeira semana de janeiro, 18.517 notificações de dengue. Desse total, 11.281 foram descartadas e 3.533 confirmadas. Outros 3.703 casos seguem em análise.


Com a nova morte, a cidade tem oito óbitos por dengue em 2025. O último caso refere-se a um paciente do sexo masculino, de 73 anos, que residia na região oeste e possuía doenças crônicas. Os sintomas de dengue tiveram início em 24 de abril; após passar pela unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará, ele foi internado no Hospital da Zona Sul no dia 28, e transferido para o Hospital Evangélico no dia seguinte. O falecimento ocorreu em 15 de maio.


O boletim epidemiológico também trouxe dados sobre os casos de chikungunya. Em 2025, a cidade registrou sete notificações, das quais foi confirmado apenas um caso importado, ou seja, contraído fora da cidade. Três casos permanecem em análise e três estão descartados.


E o mapa com incidência de casos por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não destaca nenhuma região, seja da área urbana ou rural, com incidência crescente ou elevada de casos suspeitos. Embora o número de notificações e casos confirmados estejam praticamente estáveis, a recomendação para toda comunidade é de prosseguir com os cuidados, eliminar possíveis criadouros e combater a proliferação do Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e outras doenças.


A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, reforçou que, apesar da circulação do mosquito no inverno ser reduzida, os ovos do Aedes aegypti permanecem viáveis por até um ano em locais secos, e podem eclodir com a primeira chuva. “Portanto, as ações preventivas devem continuar. E mesmo com a diminuição na atividade vetorial devido à queda das temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde manterá as ações de combate ao Aedes aegypti durante todo o período de outono e inverno, com caráter preventivo e estratégico”, reforçou.

Outras notícias

Influenciador faz apelo para que crianças não fujam de casa após casos de Corbélia

Jovem perde a filha, luta pela própria vida e agora enfrenta nova batalha

Corbélia terá 100% da área urbana asfaltada com liberação de recursos


As atividades incluem aplicação de inseticida em áreas classificadas como de maior risco. Nesses locais, é utilizada a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), visando a proteção prolongada contra o Aedes nos ambientes internos. Sábado (21), das 8h às 12h30, a aplicação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ernani, Marabá, Fraternidade e Novo Amparo.


Outras medidas que seguirão em andamento pela coordenação de Endemias da SMS incluem a manutenção das inspeções e bloqueios em pontos estratégicos e imóveis especiais, com monitoramento contínuo de indicadores entomológicos e epidemiológicos. Também estão programadas ações educativas nas comunidades e em instituições de ensino, fiscalização de denúncias e situações de risco, bem como o planejamento para o próximo ciclo sazonal.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Tarifa dos EUA sobre produtos de madeira ameaça empregos em Bituruna

Cidade
Imagem de destaque

OAB investiga denúncias sobre alimentação em penitenciárias de Cascavel

Cidade

Novos semáforos na rua Alexandre de Gusmão começam a funcionar

Cidade

Trincheira do Cascavel Velho será executada pelo município e obras devem começar em 2026

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Cidade
Londrina e região

Onda de frio registrada no Paraná é uma das mais intensas dos últimos anos

Brasil e mundo
Brasil

Bispo flagrado andando de calcinha e peruca diz que estava fazendo investigação pessoal

Cidade
Londrina e região

Mulher atropelada ao socorrer vítimas na BR-369 precisa de ajuda durante recuperação

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Podcast Marketing Interno Cast | EP 5 | Do Zero à Reinvenção | Vinicyus Duarte

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.