Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina conquista certificado por eliminar transmissão vertical do HIV

Prêmio entregue pelo governo federal atesta que o município não possui casos de transmissão do vírus HIV de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação
02 dez 2024 às 22:30
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Vivian Honorato/ SMS

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu do Ministério da Saúde a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV. Isso significa que Londrina não registrou casos de transmissão do vírus de gestante soropositiva para o bebê, dentro do período de 2021 e 2022. Essa certificação é resultado da comprovação, junto ao Ministério, das boas práticas aplicadas pelo Município, incluindo indicadores de saúde e processos de trabalho. Todos os anos o município pode solicitar a renovação e, também, ampliar a certificação para as doenças de sífilis e hepatite B.


Os certificados foram entregues pelo Ministério da Saúde em cerimônia que ocorreu em Brasília, na última sexta-feira (29). Na ocasião, Londrina e outros 19 municípios foram contemplados com o certificado de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV.


Durante o processo de avaliação, uma equipe do Ministério da Saúde esteve em Londrina para conferir os dados apresentados e visitar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, onde conferiram os processos. Dentre os locais visitados estavam os serviços de assistência primária e os especializados, como o Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), e o Hospital de Clínicas (HC), a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, a Vigilância Epidemiológica e o serviço terciário do Hospital Universitário (HU) da UEL.



“Essa certificação reflete a qualidade da assistência em saúde prestada pelas nossas equipes às gestantes de Londrina. Eliminar a transmissão vertical do HIV é importante pois comprova o cuidado e acompanhamento que oferecemos ao longo da gestação, durante o parto e no período da amamentação. São cuidados essenciais, que garantimos às mulheres, e se repercutem em mais saúde para elas e seus bebês”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Outras notícias

Produtos artesanais: programa de Economia Solidária lança coleção natalina de 2024

Londrina 90 Ideias: debate sobre o presente e futuro da cidade reúne personalidades

Homem é preso com notas falsas e por suspeita de aplicar golpe do 'bilhete premiado'


A assessora técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, Cláudia Haggi Favero Monteiro, liderou o processo de certificação e fez parte da comitiva que representou Londrina na entrega do prêmio. “Significa muito para o Município conseguir essa certificação, que é o reconhecimento de todo um trabalho realizado pela rede de atenção à saúde. Uma rede que consegue garantir o acesso à consultas, medicamentos e acompanhamento, uma vigilância ativa, tudo isso impedindo a transmissão vertical do HIV de mãe para filho”, afirmou.


Erradicar a transmissão vertical de HIV, sífilis, hepatite B, doença de Chagas e HTLV está entre as metas de eliminação estipuladas até 2030 pelo Governo Federal. Para 2025, a expectativa é solicitar à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) a certificação de país livre da transmissão vertical de HIV. O Brasil integra um grupo de países comprometidos, junto à organização, com a eliminação da transmissão vertical de infecções como problema de saúde pública.


A comitiva londrinense em Brasília também contou com a participação da enfermeira da Atenção Primária em Saúde da SMS, Priscila Alexandra Colmiran; da médica do Ambulatório Infantil de HIV do HU, Jaqueline Dario Capobiango; da assistente social do Ambulatório infantil de HIV do HU, Diovania Garcia, e da enfermeira do Ambulatório de HIV, Sandra Boni.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Londrina aprova lei com normas para divisão de novos loteamentos urbanos

Cidade
Imagem de destaque

Vereadores de Cambé aprovam 13° salário para eles mesmos; prefeito pode ser beneficiado

Cidade

Homem é agredido a pauladas na zona norte e esposa é a principal suspeita

Cidade

Batida entre três veículos no bairro Alto Alegre em Cascavel deixa motociclista ferido

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Parte do teto de shopping na zona sul de Londrina desaba com chuva desta segunda

Cidade
Brasil

Adolescente é morto a tiros após ser rendido em assalto na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Pontos de alagamentos e transtornos são registrados após fortes chuvas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Impressionante: carro cai de viaduto na Avenida Brasília e motorista sai ilesa

Cidade
Londrina e região

Equipe de Tiago Amaral diz que atual gestão não licitou kits escolares para 2025

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.