Cidade

Londrina fará mutirão para aplicar vacina bivalente conta Covid-19

07 mar 2023 às 18:27

A procura pela vacina bivalente contra a Covid-19, em Londrina, está abaixo do esperado. O imunizante que protege contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a ômicron e suas subvariantes, está disponível desde o dia 27 do mês passado.


De acordo com o calendário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), as vacinas estão sendo destinadas num primeiro momento aos grupos prioritários. Fazem parte do grupo  idosos acima de 70 anos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).


Mesmo diante do pouco interesse da população, a cidade de Londrina receberá mais 10 mil doses da vacina bivalente para dar andamento ao calendário. Um mutirão com 3.800 doses está programado para o próximo sábado (11), a partir das 08h até as 18h, em cinco Unidades Básicas de Saúde, Ouro Branco, Armindo Guazzi, Jardim Guanabara, Jardim Alvorada e Parigot de Souza. 


"Essa ação é para otimizar e ampliar a cobertura vacinal para outras faixas etárias. O próximo grupo é a população com mais de 60 anos, que só aqui em Londrina são mais de 30 mil pessoas. Mas para isso, precisamos avançar neste primeiro grupo", disse o secretário de saúde Felippe Machado.


Como agendar

Para receber a dose, é necessário agendar a data e horário da aplicação no site da Prefeitura. (clique aqui).