Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina já registra 16 casos de dengue em 2025 segundo boletim epidemiológico

Segundo a Prefeitura de Londrina, houve um aumento significativo de notificações no distrito da Warta, onde as ações de combate à doença já foram intensificadas
09 jan 2025 às 15:49
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Vivian Honorato/Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou o primeiro boletim epidemiológico de 2025 sobre a dengue. Os dados apontam que, do início do ano até o momento, foram registradas 258 notificações relacionadas à doença, das quais 16 foram confirmadas e 29 descartadas. Outros 213 casos seguem em análise e não houve óbitos.


A Saúde observou, nestes primeiros dias do ano, que houve um aumento significativo de notificações no distrito da Warta, que fica na direção norte do município, em relação ao total da população. De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, essa avaliação é realizada em cima da base de cálculo orientada pelo Ministério da Saúde (MS). “Através deste monitoramento de incidência de casos, o setor de Endemias está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti nestes locais. Na Warta, colocamos equipes para fazer o bloqueio da dengue, por meio de atividades de vistoria e aplicação de inseticida, e também designamos um servidor fixo no distrito para manter o monitoramento constante”, afirmou.


Segundo Ribas, entre as ações de combate à dengue, em andamento em Londrina, estão: visita domiciliar; aplicação de inseticida focal e espacial, conforme avaliação técnica; visita quinzenal em locais caracterizados como pontos estratégicos (cemitérios, imóveis de pessoas em situação de acumulação, ferros velhos e recicladores). “Também fazemos ações educativas junto à comunidade local e, após a volta às aulas, vamos promover atividades nas unidades escolares”, disse.


Outras ações elencadas pelo gerente de Vigilância Ambiental em curso no momento são: aplicação da metodologia Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em unidades de saúde, que consiste em aplicar o inseticida residual nas paredes e móveis que são locais de “descanso” do vetor que, ao entrar em contato com o inseticida, morre; além da soltura dos mosquitos com a bactéria Wolbachia, que inibe a replicação do vírus no vetor e impede a transmissão da doença.


Em caso de sintomas da dengue, a orientação da SMS é que a pessoa se dirija à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que o diagnóstico inicial e a notificação sejam feitos.

Outras notícias

Porsche é flagrado 50 km/h acima do permitido em trecho da PR-445

Jovem de 26 anos morre após perder o controle do carro e bater em caixa de concreto na BR-369

Concurso para Agente de Apoio em Cascavel, mobiliza mais de 2 mil candidatos


Com relação à chikungunya, a SMS esclarece que está em alerta, porém não houve notificações neste ano. Em 2024, o Município somou quatro casos confirmados, sendo dois importados (contraídos em outras cidades).


Dique Dengue – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o Disque Dengue, por meio do número gratuito 0800-400-1893, para que a população possa fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, como terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. As denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Também é possível denunciar por meio do endereço eletrônico https://sisvas.londrina.pr.gov.br/index.php/denuncias, a qualquer hora.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Acidente entre carro e caminhão na PR-585 deixa duas pessoas feridas em Toledo

Cidade
Imagem de destaque

Homem é esfaqueado em estabelecimento comercial no Jardim Coopagro, em Toledo

Cidade

Polícia Militar descobre desmanche e apreende 206 kg de drogas em Foz do Iguaçu

Cidade

BPFron apreende droga e celulares em abordagem na antiga praça de pedágio de Céu Azul

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Quatro pessoas morrem em acidente na PR-445; sobreviventes são internados em Londrina

Cidade
Londrina e região

Morre quinta vítima de acidente grave na PR-445; criança de 7 anos segue internada

Cidade
Cascavel e região

Jovem morta com tiro na cabeça é identificada como Aline de Melo Canhet

Brasil e mundo
Brasil

Casal morto em queda de helicóptero em SP deixa filha sobrevivente e dois gêmeos

Cidade
Londrina e região

Mulher é esfaqueada após crise de ciúmes da ex-mulher do atual companheiro

Podcasts

INVESTIMENTO

Podcast - FILL - EP23 - Felipe Gondin 07-12-24

ESPORTE

Podcast - FILL - EP22 - Ricardo Cavallini 07-12-24

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP21 - Tatiana Fiuzza 07-12-24

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.