De acordo com o relatório do Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referente ao mês de outubro, Londrina conquistou mais um mês com saldo positivo de emprego. O resultado, divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), aponta que a cidade abriu 788 novos postos de trabalho no período.
No decorrer do último mês, o Novo Caged registrou em Londrina 8.737 admissões, contra 7.949 desligamentos. O saldo acumulado para o ano de 2023 é de 7.448 novos empregos, perfazendo o segundo melhor resultado do Paraná. “Londrina está vivendo seu melhor momento. Todo o trabalho que empenhamos nos últimos anos para melhorar as condições de infraestrutura, capacitação de mão de obra e desburocratização tem atraído novas indústrias e empresas para a cidade. E as que já estão aqui, estão ampliando seus negócios. Essa é a melhor aplicação dos recursos públicos, retornando os impostos pagos pela comunidade com geração de emprego e renda, melhores serviços públicos e mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Marcelo Belinati.
Segundo o relatório do Novo Caged para outubro, o setor econômico com maior criação de vagas no período foi o comércio, com saldo de 277 vagas e uma variação relativa de 0,66%. Na sequência, está o setor de serviços, com 268 vagas e variação de 0,31%.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, Londrina tem um ecossistema da empregabilidade forte e que se mantém aquecido. “Vemos na cidade que as instituições formadoras, o poder público e as entidades entregam para o mercado mão de obra qualificada e se complementam nos mais diferentes setores. Cabe à Secretaria, como fomentadora desse ecossistema, contribuir para que a conexão entre os diferentes atores aconteça, criando um ambiente próspero para a geração de emprego e desenvolvimento econômico e dando visibilidade para as oportunidades que são construídas a partir dessas conexões”, explicou.