Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Londrina realiza primeira caminhada contra o feminicídio neste sábado

22 jul 2023 às 11:20
Por: Portal Tarobá

Com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade a respeito da violência contra as mulheres, principalmente quanto aos assassinatos que configuram feminicídio, será realizada a “1ª Caminhada do Meio-Dia” neste sábado (22). O evento, que ocorrerá simultaneamente em dezenas de cidades paranaenses – mais de 70 já confirmadas – terá ação em Londrina, envolvendo a participação de toda a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres.


Levantando a chamada “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres”, o encontro é idealizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado (SEMIPI), sendo parte da campanha “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”. Esta mobilização social marca o dia 22 de julho, quando é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Trata-se de um momento para homenagear as vítimas que se foram e trazer força às famílias que sentem as perdas, valorizando quem as sobreviventes e a luta ativa frente ao problema.


Em Londrina, o ponto de encontro, com concentração a partir das 11h30, será a Catedral Metropolitana de Londrina, na Travessa Padre Eugênio Herter, 33, Centro. Participam representantes de instituições, entidades, associações, representantes dos poderes municipais e outros órgãos locais, e toda a população está convidada a prestigiar. A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, estará presente na caminhada, bem como a deputada estadual Cloara Pinheiro, que ajudou a articular a ação em Londrina, entre outras servidoras, conselheiras e pessoas que integram outros grupos.


Haverá pronunciamento de autoridades e outras ações, e a recomendação é utilizar roupa branca em referência à paz e respeito à vida, para chamar atenção ao ato que seguirá rumo ao Calçadão Central, às 12h.


Em 2023, de janeiro a junho, foram registrados 862 feminicídios no Brasil. O Paraná é o terceiro estado com maior número de casos – foram 62 mulheres assassinadas nesse período. Fica atrás apenas de São Paulo (122 feminicídios) e Minas Gerais (90 feminicídios). Os dados são do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem), iniciativa da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Coletivo Feminino Plural e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Londrina.


*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

FeliCidade do Idoso terá programação especial de fim de ano

Cidade
Imagem de destaque

Confira as atrações artísticas dos próximos dias do Natal de Luz e Paz

Cidade

Polícia Militar apreende quatro espingardas após fuga de suspeitos em Londrina

Cidade

Programas Regulariza e Renegocia Paraná: veja as diferenças

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Problema eletromecânico no Sistema Tibagi causa falta de água em Londrina e Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grupo de caminhoneiros planeja paralisação amanhã; categoria nega apoio

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Cidade
Londrina e região

Morte de policial: defesa aponta que outra pessoa dirigia carro envolvido em acidente

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.