O sistema de transporte coletivo público de Londrina recebeu 25 novos ônibus para sua frota. Desses, 21 veículos serão incorporados pela Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e os outros 4 pela Londrisul, concessionárias do transporte público na cidade. A solenidade de entrega ocorreu na praça da Prefeitura de Londrina e contou com a presença do prefeito Tiago Amaral.
O presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, explicou que a renovação da frota faz parte do contrato de concessão e que os ônibus substituídos estavam muito antigos ou com a quilometragem muito alta.
O objetivo dos novos ônibus é proporcionar mais conforto aos usuários, incentivando o uso do transporte coletivo. O prefeito Tiago Amaral destacou que a baixa atratividade dos ônibus cria dificuldades para o sistema de transporte, o que, inclusive, pode levar ao aumento do preço da passagem. O investimento total das empresas foi de 22,5 milhões de reais. Os veículos são bem equipados e possuem ar-condicionado, rede wi-fi e carregadores individuais de celular.
Os novos ônibus irão atender 16 linhas em todas as regiões da cidade. Na zona leste, serão atendidas as linhas 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial). Na zona sul, serão duas linhas: 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo). Na zona oeste, haverá uma linha: 307 (Avelino Vieira). Já a zona norte será contemplada com oito linhas: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).
Expectativa é que novos ônibus cheguem até o meio do ano
Outros 77 novos ônibus devem ser entregues até o meio do ano, e a expectativa é que parte desses veículos seja movida a biometano, um combustível que causa menos danos ao meio ambiente. Veja mais na reportagem de Tatiane Pívaro.