Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Londrina se destaca com educação antirracista nas escolas para crianças

01 mar 2024 às 20:42
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: SME / divulgação

A cidade de Londrina está entre os seis municípios brasileiros que estão superando os desafios para implementar a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, e completou 20 anos em janeiro do ano passado. O estudo que coloca Londrina em destaque na educação antirracista foi realizado pelo Geledés Instituto da Mulher Negra e pelo Instituto Alana. Além de Londrina, a pesquisa reúne experiências exitosas das redes municipais de ensino em Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Criciúma (SC), Diadema (SP) e Ibitiara (BA).


Os dados estão na segunda fase da pesquisa, intitulada “Lei 10.639/03 na prática: experiências de seis municípios no ensino de história e cultura africana e afro-brasileira”, de cunho qualitativo. Esta segunda etapa trouxe um estudo de caso das seis cidades que mais se destacaram na primeira fase da pesquisa (quantitativa), divulgada anteriormente (abril de 2023), no que se refere à aplicação da lei. Os municípios apontados estão na contramão da maioria das cidades brasileiras, já que, segundo a primeira fase do estudo, das 1.187 secretarias municipais de educação ouvidas, mais da metade (53%) admitiram que não realizam ações consistentes e contínuas para aplicação da lei.


A pesquisa cita que Londrina é uma cidade que se destaca pela atuação do movimento negro, tem conquistas e um compromisso com as políticas de promoção de igualdade racial no Município, dentro e fora das escolas. Segundo o estudo, desde a aprovação da Lei 10.639/03, há um esforço das redes municipal e estadual para capacitar os professores e inserir a temática de maneira transversal e mais consistente nas escolas. “A principal forma de atuação acontece via Comissão de Diversidade nas escolas e em formações continuadas”, mencionou o documento.


O estudo também aponta que há, pelo menos, cinco instrumentos diferentes na cidade voltados à agenda étnico-racial, que são: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial  (CMPIR), criado em 2007; Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo, coordenado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), criado em 2012; Política de cotas raciais para o ingresso em cargos da administração pública do município instituída em 2013, aumentando o número de professores negras nas escolas; Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, setor ligado ao Gabinete da Prefeitura de Londrina; e Plano Municipal de Igualdade Racial, criado em 2021. A cidade conta, ainda, com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


A secretária municipal de Educação de Londrina (SME), Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que a secretaria se destaca porque as 182 unidades escolares da rede contam com uma Comissão da Diversidade que cuida da implementação da Lei 10.639. “Isso consolida, especialmente, as práticas antirracistas na secretaria. A Secretaria de Educação de Londrina é antirracista, por isso temos o letramento racial, que é um processo de reeducação racial, para os nossos servidores e alunos, além de muitos cursos de formação nesta área e na temática indígena e dos povos originários”, ressaltou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Rapaz é esfaqueado durante confraternização no bairro Periolo

Cidade
Imagem de destaque

Homem é detido com arsenal em BMW após ser flagrado armado em estabelecimento no Coqueiral

Cidade

Homem é preso após ser flagrado furtando cerca de 25 kg de fios no bairro Canadá, em Cascavel

Cidade

Condutor que atropelou e matou homem na BR-277 é preso por embriaguez ao volante

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Prefeitura solta fogos de artifício com barulho em festa do 'maior Papai Noel do mundo'

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.