Londrina sediou, nesta segunda-feira (23), a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada na Prefeitura. O evento, que reuniu cerca de 100 participantes, contou com a presença da Ministra das Mulheres, a londrinense Márcia Lopes, e teve como objetivo discutir e definir diretrizes para as políticas públicas voltadas à área.
Durante a conferência, a ministra Márcia Lopes enfatizou a importância desses encontros para o debate de novas ações e propostas, que devem ser implementadas pelas três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Ela também abordou a constante luta pela defesa dos direitos das mulheres.
Um dos pontos centrais do encontro foi a eleição das delegadas que representarão Londrina na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Foz do Iguaçu. As participantes debateram propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, baseadas em seis eixos temáticos: Democracia, Trabalho, Territórios Livres de Violência, Direito ao Território, Educação Não Sexista e Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Sueli Galhardi, e a secretária de Políticas para Mulheres, Marisol Chiesa, estiveram presentes e contribuíram com o debate.
Um assunto que retornou à pauta durante a conferência foi a possibilidade de fusão das secretarias da Mulher, de Assistência Social e do Idoso, uma medida que havia sido anunciada pelo prefeito Tiago Amaral no início de seu mandato.