Os números do novo Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) apontaram um saldo positivo na geração de empregos em Londrina.
O Levantamento de dados de análise buscam esclarecer a dinâmica de evolução do trabalho formal nas principais cidades que compõe a RML (Região Metropolitana de Londrina), e é parte do Projeto de Iniciação Científica do NuPEA (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas) da UTFPR, campus Londrina, intitulado Análise e Divulgação de Dados Econômicos da Cidade de Londrina.
O objetivo é elaborar boletins mensais, relatando a movimentação de admissões e demissões nas 5 principais cidades que compõe a RMLO (Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Arapongas) em relação ao PIB e ao número de habitantes. Estas cinco cidades representam 82,2% da população total e 86,4% do PIB da RML, sendo então um parâmetro suficiente para entender a região como um todo.
A fonte básica de dados que subsidia estas análises é proveniente do banco de dados do MTE - Ministério do Trabalho e do Emprego, com base na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e no CAGED, divulgados mensalmente com informações de admissões e desligamentos de trabalhadores nas empresas.
Brasil
De acordo com o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o emprego
celetista no Brasil apresentou expansão em Julho de 2024, registrando saldo de +188.021 postos de trabalho.
O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em Julho de 2024 contabilizou 47.009.489 vínculos, o que representa uma variação de +0,40% em relação ao estoque do mês anterior.
No acumulado do ano (janeiro/2024 a Julho/2024), o saldo foi de +1.492.214 empregos, resultado de 15.345.479 admissões e 13.853.265 desligamentos.
No Paraná
Em julho/2024, das 27 Unidades da Federação somente Espírito Santos apresentou resultados
negativos na geração de emprego formal.
O Paraná foi o 2º com melhor resultado absoluto com saldo de 14.185 1 postos de trabalho o que representou elevação de 0,44 % em relação ao estoque de trabalhadores em junho/2024.
Na RMLo Também considerando os resultados apresentados pelo CAGED, o estoque de emprego formal foi negativo somente na cidade de Ibiporã.
Entre demissões e contratações o resultado foi um saldo de 1.072 postos de trabalho com carteira assinada lembrando que a geração de empregos no mês anterior foi de 1.295 postos.
A Industria foi o setor que apresentou melhores números com saldo de 577 novos postos de trabalho, seguido do Comércio com saldo de 232 postos de trabalho e o setor de Serviços com mais 167 empregos formais.
Considerando somente Londrina, o Comércio foi o setor que apresentou melhores números com saldo de 203 postos de trabalho, seguido da Industria com 184 empregos e Serviços com saldo de 175 postos.