Milhares de pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (07), do tradicional Desfile da Independência. Essa é a primeira vez, desde a pandemia, que o ato cívico foi organizado em Londrina. As cores da Bandeira do Brasil coloriram a Avenida Leste-Oeste.
Ansioso pelo desfile, o público chegou cedo, já garantindo lugar com vista privilegiada. Muita gente, como Marilza dos Santos, foi preparada com cadeiras e lanche:
“Eu trouxe uma frutinha e cheguei cedo para garantir o lugar e assistir ao desfile completo” conta.
Muitas famílias estavam presentes; algumas, até, vestidas a caráter, com as cores da Bandeira.
Desta vez, o 7 de setembro é especial. A comemoração celebra os 201 anos da Independência, após 3 anos sem desfile de rua. Em 2020 e 2021, houve a pandemia e, no ano passado, as chuvas intensas impediram a festa na avenida.
Segundo Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária de Educação, a data reflete “o que é liberdade no nosso país; é sempre bom rever estes conteúdos de independência e liberdade e revê-los não porque é obrigatório, mas porque o país que a gente quer depende do que a gente faz todos os dias” reforça.
Foram quase 5 mil inscritos para participar do desfile, que começou com o Tiro de Guerra, atiradores e veteranos.
Na sequência, vieram as forças de segurança: 5⁰ Batalhão e 30⁰ Batalhão de Polícia Militar, os policiais, as viaturas de diferentes unidades, incluindo o Choque e a patrulha escolar.
Participaram, ainda, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Guarda Municipal (GM), o Projeto Guarda Municipal Mirim e os grupos da GM com bicicletas, motos, viaturas e ônibus.
Até os cães foram para a avenida!
O Corpo de Bombeiros levou equipes, caminhões e veículos usados no trabalho, também de socorro às vítimas de acidentes.
O Samu desfilou com profissionais, ambulâncias e até com os mascotes.
O projeto Bombeiro Mirim levou a fanfarra própria.
A empresa de ônibus, desfilou com os veículos de várias épocas. Da Catita, da década de 1930, passando pelo Pavão, à relíquia Fenemê que transportou o Papa João Paulo II ao mais moderno com Wi-Fi a bordo e cabine cama.
A Banda Marcial do Colégio Champagnat, que é de 1969, chegou animando o desfile.
Depois, vieram colégios, escolas, grupos, entidades e instituições.
Todos orgulhosos em fazer parte do desfile, com o sentimento de que a comemoração do 7 de setembro, desta vez, foi completa!