Dos 19 colégios de Londrina e região que passaram pela consulta pública, entre terça-feira (28) e quarta-feira (29), 17 aprovaram o modelo cívico-militar.
A pesquisa foi promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), em 126 escolas. A partir do próximo ano, serão mais 82 colégios cívico-militar, o que representa uma aprovação de 65% ao modelo.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná é contra o modelo. Em sua página oficial, o APP considerou a ação do governo autoritária. “Este foi um processo marcado pela condução autoritária do governo, sem prazo para o debate nem espaço para o contraditório, escandaloso uso da máquina pública”, publicou.
Segundo o governo, nas escolas que aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar, as votações favoráveis superaram a marca de 50% mais um voto necessário para a implementação do programa. O pleito contou com a participação ativa de milhares de pessoas e envolveu professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos, garantindo a participação democrática na decisão.
A divulgação oficial dos nomes e localidades das escolas que aprovaram a adesão ainda será feita, após a publicação do resultado em Diário Oficial.