Mais de 100 tutores levaram seus cães e gatos ao Parque Artur Thomas, na zona sul de Londrina, para participar do CastraPet, programa estadual que oferece castração gratuita e implantação de microchip de identificação animal.
A ação acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro, no estacionamento da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), na Rua da Natureza, 155, das 8h às 17h. Todas as vagas estão preenchidas e não haverá cadastro no local. Segundo a organização, quem enviou mensagens à secretaria receberá retorno assim que possível.
O programa faz parte do CastraPet Paraná, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
A médica veterinária Jéssica Metz, responsável técnica pela ação, explica que a estrutura foi montada para atender a uma demanda considerada muito alta, principalmente de famílias que não têm condições financeiras de custear a castração de seus animais. Ela ressalta a importância do programa para a saúde dos animais e o controle populacional.
O atendimento segue até o dia 11 de fevereiro e deve beneficiar mais de 550 animais, entre cães e gatos. O secretário municipal de Meio Ambiente, Gilmar Domingues, informa que o trabalho é feito por meio de cadastramento prévio por telefone, estratégia que ajuda a organizar o atendimento diante da grande procura registrada na cidade.
Além da castração, os animais recebem a implantação do microchip, que facilita a identificação e aumenta as chances de devolução ao tutor em caso de perda, segundo Dra. Jéssica Metz.
Apesar de mais de 750 pessoas terem demonstrado interesse, apenas 550 conseguiram vagas nesta edição do programa.