A insegurança tem preocupado os moradores de Cascavel, e no domingo (30), um grupo se reuniu na Feira do Teatro para pedir soluções para o problema. Vestidos de preto, os manifestantes prestaram homenagem a Luís Lourenço, de 35 anos, assassinado de forma brutal na última semana. Amigos lembraram dele como alguém sempre alegre e de bem com a vida.
A morte de Luís expôs uma questão que já afeta a cidade há algum tempo: o aumento da população em situação de rua, o tráfico e uso de drogas e a reincidência criminal sem punições efetivas. Ricardo, um dos participantes do protesto, já havia reunido quase 1.800 assinaturas em um abaixo-assinado cobrando mais segurança nos bairros Cancelli, Canadá e Country, onde o crime ocorreu.
Casos semelhantes têm causado indignação. Manifestantes levaram faixas pedindo soluções e reforçando o desejo de poder circular sem medo. Hugo, aprovado no concurso da Guarda Municipal e ainda aguardando convocação, destacou a necessidade de ampliar o efetivo e reforçar a segurança pública.
O grupo agora busca assinaturas em toda a cidade para pressionar as autoridades a adotarem medidas concretas. A intenção dos organizadores é que esse seja apenas o início de um movimento maior por mais segurança em Cascavel.