Márcia Lopes (PT), que é ex-vereadora de Londrina e ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, está cotada para assumir o Ministério das Mulheres.
A assistente social deve assumir mais uma cadeira no governo Lula, como no período entre 2004 e 2008. Márcia deverá substituir Cida Gonçalves, em reforma no governo federal.
A ex-vereadora desembarca em breve em Brasília; Márcia coordenou a área da Assistência Social durante a transição, em 2022; apesar da cotação, a nomeação ainda não foi oficializada.
Márcia Lopes concorreu à Prefeitura de Londrina em 2012. Além de ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a petista é assistente social e professora universitária. Natural de Londrina, formou-se em Serviço Social pela UEL, onde também lecionou por mais de 30 anos. Possui especialização e mestrado com foco em políticas públicas para crianças e adolescentes. Filiada ao PT desde 1982, ela foi secretária municipal de Assistência Social de Londrina, em 1993 e eleita vereadora da cidade em 2000. Em 2010 assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social, um dos maiores orçamentos da Esplanada.
A produção da Tarobá entrou em contato com Márcia nesta terça-feira (15). Por telefone ela informou que passou por uma cirurgia de cataratas e se recupera bem, em Londrina. Márcia
disse que ainda não foi formalmente convidada para o ministério e que, por
isso, ainda não vai se manifestar.