Cidade

Médico fala sobre atendimento a criança afogada no Pioneiros Catarinense

08 out 2024 às 12:09

Em entrevista, o médico do Siate que atendeu uma criança vítima de afogamento na manhã desta terça-feira (08) relatou os detalhes do resgate. Segundo ele, a equipe foi acionada rapidamente, mas não havia informação exata sobre o tempo que a criança, de 3 anos, havia permanecido submersa na piscina. Ao chegar no local, a equipe constatou que a criança estava em parada cardiorrespiratória.


"Foram iniciadas imediatamente as compressões cardíacas, e após cerca de 40 minutos de reanimação, conseguimos o retorno espontâneo da circulação," explicou o médico. Ele ainda ressaltou que, ao chegar no Hospital Universitário (HU), a criança sofreu uma nova parada, mas novamente foi reanimada antes de ser entregue à equipe pediátrica da unidade hospitalar.


O médico também reforçou a importância de medidas preventivas para evitar esse tipo de acidente, especialmente com a chegada do verão. 


Ele recomendou a utilização de cercas ou coberturas em piscinas e alertou para os cuidados em rios, principalmente após consumo de bebidas alcoólicas ou alimentos. A agilidade no atendimento, somada à proximidade da base do Siate com o local do incidente, foi fundamental para o êxito na reanimação.