Muitas famílias não têm aguentado esperar por uma vaga em CMEIS em Cascavel. A espera passa de um ano. Mesmo com o anúncio da construção de quatro novas creches, com verbas do Governo Estadual, o problema está longe do fim. Com isso, a Justiça tem sido alternativa.
Quase cinco mil crianças de 0 a 3 anos de idade esperam por uma vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel. Um direito previsto pela Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, mas que demora a ser cumprido para muitas famílias. Sara só conseguiu matricular o filho após entrar com uma ação judicial.
A advogada Mayara Gonçalves foi responsável por essa e outras inúmeras ações que têm conseguido na Justiça vagas na rede municipal, por meio de liminares.
O trâmite é rápido, principalmente se comparado à espera na fila, que passa de um ano em Cascavel. Entre o pedido na Justiça e a matrícula da criança, as famílias têm aguardado em média 90 dias.
De acordo com o município, a construção, ampliação, credenciamento, chamamento público e busca de financiamento privado são algumas das iniciativas do poder público que tentam reduzir a fila, mas sempre haverá espera.
Com verbas anunciadas recentemente pelo Governo do Estado, o município irá construir 4 novas unidades com 46 vagas cada. A prioridade na escolha foi dada às regiões com maior dificuldade.
A notícia é boa, mas está longe de reduzir de forma significativa a fila. As novas unidades vão criar menos de 200 vagas, ou seja, para quem não pode esperar, a alternativa mais rápida segue sendo a Justiça.