Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Mistério: objetos iluminados são vistos no céu de Londrina durante a noite deste sábado

Para resolver este enigma, a reportagem da Tarobá conversou com Luzardo Junior, coordenador de Astronáutica da Gedal
05 jan 2025 às 15:58
Por: Gabriel Alves
Paraíba Drone/Tarobá

Na noite deste sábado (4) e madrugada deste domingo (5), dois objetos iluminados chamaram a atenção de moradores de Londrina. Muitas pessoas se perguntaram: seriam OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados)? Planetas? Aviões? Ou até balões?


VEJA NA FILMAGEM DE PARAÍBA DRONE

Para esclarecer o mistério, nossa reportagem conversou com Luzardo Junior, coordenador de Astronáutica do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina). E a resposta, para os que esperavam uma explicação extraterrestre, pode ser um pouco decepcionante: não se trata de visitas de alienígenas!

 

Outras notícias

Projeto para atualizar valores do IPTU defasados vai à votação na segunda-feira

Prefeitura de Cascavel autoriza licitação para reformas em escolas e CMEI

Delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel comemora redução de homicídios em 2025

Na verdade, os dois objetos observados são planetas do nosso próprio Sistema Solar: Vênus e Júpiter. Vênus foi visto por volta das 21h e Júpiter, às 01h. Segundo Luzardo, o avistamento de Vênus é recorrente na primavera e no verão.

 

“O avistamento de Vênus segue um ciclo específico. Durante a primavera e o verão, ele é visível no final da tarde e início da noite. Conhecido como ‘estrela vespertina’, ele se torna visível ao cair da noite. Quando o outono começa, ele é observado nas madrugadas e é popularmente chamado de ‘estrela-d'alva’ devido à sua associação com o amanhecer", explicou Luzardo.

 

Embora Vênus seja mais visível nos horários mencionados, o coordenador de Astronáutica destaca uma curiosidade: Vênus pode ser visto em qualquer hora do dia. "Muitas pessoas duvidam disso, mas Vênus é visível durante o dia, desde que se saiba a direção certa. Ele brilha tanto que é possível vê-lo, mesmo em plena luz do dia", revelou.

 

O brilho intenso de Vênus costuma gerar confusão, com o objeto sendo muitas vezes confundido com drones, satélites ou até mesmo OVNIs. Luzardo mencionou que já houve vários episódios históricos em que o planeta foi erroneamente identificado como algo misterioso:

 

Em 2013, o exército indiano investigou por quase seis meses um "objeto estranho" no céu, inicialmente acreditando se tratar de um drone chinês;

 

Em 2011, um piloto da Air Canada avistou o brilho de Vênus bem em frente à sua aeronave, o que o fez realizar uma manobra evasiva, gerando feridos;

 

Em 1998, um astrônomo, a bordo de um voo comercial, avistou o planeta ao lado do avião e jurou ser o primeiro OVNI de sua vida. A confusão só foi desfeita mais tarde, quando ele percebeu seu erro, o que o deixou desconcertado.

 

Esses casos são apenas alguns dos inúmeros relatos e registros fotográficos que mostram como o brilho de Vênus pode enganar até os mais experientes.

 

Já o segundo objeto observado na madrugada, Júpiter, também segue um ciclo alternado, similar ao de Vênus. Dependendo da época do ano, os dois planetas podem aparecer em horários invertidos, o que causa ainda mais confusão entre os observadores.

 

“Júpiter segue um padrão alternado, mas os horários muitas vezes se invertem. Por exemplo, Vênus pode aparecer nas madrugadas, enquanto Júpiter não. Isso gera muitas confusões, principalmente quando as pessoas registram o fenômeno e não sabem exatamente o que estão vendo”, explicou Luzardo.

 

Luzardo destacou que, no caso dos objetos observados em Londrina, a explicação é simples, mas, em outros casos, as investigações podem ser bem mais complicadas e demoradas. "Este caso foi fácil de resolver porque ocorreu recentemente. Mas há situações em que as investigações podem durar meses. Alguns fenômenos são mais difíceis de explicar, mas, no final, é um trabalho divertido", completou o coordenador.

 

Portanto, se você também avistou esses objetos brilhantes no céu, agora já sabe: não são extraterrestres, mas sim planetas do nosso Sistema Solar, que, com seu brilho intenso, continuam a gerar fascínio e mistério no imaginário popular.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Cidade
Imagem de destaque

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Cidade

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol

Cidade

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.