Moradores da Rua Joaquim de Matos Barreto, que fica às margens do Lago Igapó II, é uma rua relativamente tranquila, mas a situação fica diferente no fim do ano, quando é montada a decoração de natal, e milhares de pessoas visitam o espaço.
Moradores e comerciantes da localidade se reuniram com representantes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Guarda Municipal, e da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) para reivindicar mudanças. Uma delas seria transferir a festa para o outro lado, na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, mas a CMTU alegou que a mudança seria inviável.
No ano passado, mais de 100 mil pessoas visitaram a decoração. Neste ano, não deve ser diferente. A festa também traz impacto para o entorno. A CMTU e a Codel concordaram em fazer algumas mudanças como a redução do número de barracas na Rua Joaquim de Matos Barreto, transferindo algumas para o outro lado da passarela que será montada.
Segundo o Instituto de Desenvolvimento de Londrina vai aumentar o número de banheiros nos dois lados da passarela. Moradores e comerciantes também receberão credenciais para terreno de acesso com veículos nos imóveis.