Nos últimos dias, moradores da região Oeste de Cascavel têm relatado com preocupação a presença de uma onça circulando por propriedades rurais. De acordo com o vereador Cleverson Sibulski, uma denúncia apontou que o animal estaria atacando criações, com a morte de pelo menos cinco porcos em uma das áreas afetadas.
"Semana passada, na sexta-feira, o pessoal me procurou, e disseram que viram uma possível onça, que teria atacado cinco porcos. A gente foi lá, conversou com os moradores, fizemos um vídeo do local do ataque. Depois dessa divulgação que eu fiz, outras pessoas disseram ter visto essa possível onça. Então vamos fazer a denúncia ao órgão competente, para capturar essa onça."
A tensão aumentou após a divulgação, na semana passada, do resgate de uma onça-parda em Toledo, município vizinho. O felino foi localizado no topo de uma árvore em uma propriedade rural e resgatado com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), do zoológico de Cascavel e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Palotina. Após a captura, a onça foi devolvida à natureza.
"Semana retrasada também me procuraram, mas foi em outra cidade, e também teve o ataque próximo à Toledo." – disse Cleverson.
Com a repercussão dos casos nas redes sociais, surgiram novos relatos de moradores que afirmam ter visto onças em outras regiões de Cascavel e até em cidades próximas. O aumento desses registros tem gerado apreensão e reforçado a importância de ações para proteger tanto os moradores quanto os animais.
Como agir caso você encontre um animal silvestre
O IAT orienta que, em situações como essas, a primeira atitude é se afastar do animal. Se possível, faça imagens com segurança, pois isso ajuda na identificação pelas autoridades.
Se você mora em zona rural, recomenda-se:
-
Manter as luzes externas da casa acesas para afastar os animais;
-
Fazer barulhos para evitar a aproximação de grandes felinos;
-
Evitar andar sozinho, especialmente à noite;
-
Evitar que crianças circulem sozinhas em áreas abertas.