Cidade

MPPR vê possível desvio de recursos ambientais em Londrina

24 jun 2026 às 11:05

O Ministério Público analisou extratos bancários, relatórios e documentos da Prefeitura de Londrina e identificou possíveis irregularidades na movimentação de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Segundo o parecer, mais de R$ 15 milhões teriam sido retirados do fundo, sendo que pelo menos R$ 8 milhões foram destinados à Secretaria de Educação.


A investigação teve início após denúncia do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que levou o caso ao Ministério Público.


A Prefeitura justificou a transferência com base em uma emenda constitucional aprovada em 2025, que permitiria o uso de superávits de fundos públicos para outras áreas, como saúde e educação.


No entanto, o Ministério Público concluiu que essa regra não se aplica ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, que possui destinação específica e vinculada.


Para o órgão, qualquer alteração no uso dos recursos deveria ter passado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, o que não ocorreu.


O parecer também aponta indícios de improbidade administrativa e afirma que os valores não poderiam ser considerados livremente disponíveis para outras finalidades.


Agora, a Promotoria segue apurando o valor exato retirado do fundo para avaliar eventual responsabilização e possível devolução dos recursos.


Em nota, a Prefeitura de Londrina informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a instauração do procedimento administrativo.

Veja Também