Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Município alerta população sobre site falso da Prefeitura de Londrina

15 fev 2024 às 18:55
Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Londrina informa que o site www.prefeituradelondrina.org é falso e não tem qualquer relação com o Município, sendo que o endereço do verdadeiro site da administração municipal é www.londrina.pr.gov.br.


Quando se procura o termo “Prefeitura de Londrina” no Google, o site inautêntico aparece logo abaixo do verdadeiro endereço, na segunda posição da primeira página de resultados. Além disso, apesar de contar com uma imagem do brasão oficial da Prefeitura, buscando passar-se pelo portal autêntico, o endereço falso possui um layout de página bastante diferente do desenho do site verdadeiro.


Outra característica do site falso é que ele contém informações clonadas do portal verdadeiro e links para diversos serviços municipais. No entanto, esses links não são confiáveis e os cidadãos não devem de maneira alguma inserir seus dados nessa página.


O ouvidor-geral do Município e encarregado de Dados Pessoais da Prefeitura, Alexandre Sanches Vicente, explicou que esse site falso opera no modelo ‘caça-cliques’. “É um site que contém vários anúncios vinculados aos serviços publicitários do Google. Desse modo, cada vez que um usuário acessa essa página ou clica em um link que está lá, o proprietário do site é remunerado. Portanto, os responsáveis por essa página estão lucrando indevidamente em cima de um órgão público, que oferece seus serviços sem custo para a população”, frisou.


De acordo com Vicente, servidores da Ouvidoria-Geral do Município e de outros setores fizeram uma investigação e constataram que o site falso não está hospedado no Brasil. A página também contém erros, como atribuir ao endereço da sede da Prefeitura um Código de Endereçamento Postal (CEP) do município de Cotia, no estado de São Paulo.

Outras notícias

Ibiporã inaugura decoração de Natal e divulga programação de festas na cidade

Enteado e padrasto se desentendem e uma pessoa fica ferida em Cascavel

UEL aprova calendário de graduação 2025 e alinha atividades acadêmicas com o ano civil


Em vista dos riscos aos munícipes, a Ouvidoria-Geral registrou uma ata notarial e planeja tomar providências jurídicas, através da Procuradoria-Geral do Município (PGM), para que seja feita a retirada desse endereço eletrônico das páginas de buscas.


“Há riscos consideráveis para os cidadãos que acessam esse site, em relação à segurança dos seus dados. Por mais que os links daquele endereço eletrônico direcionem o usuário para o site verdadeiro da Prefeitura, não há garantia que as informações das pessoas que vão àquela página não estão sendo capturadas por pessoas mal-intencionadas. Por isso, estamos tomando providências para evitar que aquele cidadão mais desatento acesse o site falso e insira seus dados relativos ao IPTU, por exemplo”, destacou o ouvidor-geral.


Ainda segundo Vicente, caso o munícipe desconfie que está diante de um site, página de rede social ou número de telefone ou WhatsApp falso, deve entrar em contato com o órgão oficial municipal correspondente para relatar a situação e receber orientações. Todos os telefones, endereços de e-mail e links de perfis de redes sociais das secretarias e órgãos do Município podem ser conferidos nesta página.


“Por exemplo, estamos agora na época de vencimento do segundo lote do IPTU. Caso a pessoa esteja em dúvida se o site onde se emite o boleto do IPTU é autêntico, ela pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Fazenda, presencialmente ou pelo número de WhatsApp (43) 3372-4424, e eles vão orientar sobre os procedimentos. A mesma ação deve ser tomada em relação aos demais órgãos oficiais. Também é possível fazer o contato com a Ouvidoria-Geral do Município, e vamos averiguar a situação”, finalizou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Equipe de Tiago Amaral diz que atual gestão não licitou kits escolares para 2025

Cidade
Imagem de destaque

Carro bate em árvore no Centro de Apucarana e motorista abandona veículo

Cidade

Grupo Menos é Mais emite nota acerca de incidente em show

Cidade

Grupo Mabu esclarece incidente durante show do Grupo Menos é Mais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Câmera mostra carro sendo estacionado antes de homem descer e morrer na calçada

Cidade
Londrina e região

Ônibus que saiu de Maringá com 27 passageiros tomba em rodovia no interior de São Paulo

Cidade
Cascavel e região

Acidente envolvendo ônibus e carro deixa uma morta em Itaipulândia

Cidade
Londrina e região

Casal de idosos é atacado pelo próprio cachorro na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Policiais rodoviários estaduais são afastados por apropriação ilegal de materiais eletrônicos em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.