Em apoio às cerca de 20 famílias residentes na região norte da cidade, que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas ocorridas na semana anterior, a Prefeitura de Londrina visitará novamente, nesta quarta-feira (8), a área dos residenciais Jequitibá e Horizonte, próximos ao Assentamento Aparecidinha e bairro São Jorge. A ação irá ocorrer no período da manhã, por volta das 10h, tendo como finalidade fazer a entrega de telhas para as pessoas cujas moradias foram afetadas por um temporal no primeiro dia de 2025. A operação ficou definida após reunião realizada hoje (7) no gabinete do prefeito.
Com a presença do prefeito Tiago Amaral, o mutirão de entrega integrará várias secretarias municipais envolvidas no suporte a essas famílias, em um processo de resposta imediata à população residente nessa abrangência, iniciado logo no primeiro dia de exercício oficial da nova gestão (2 de janeiro).
Assim, este trabalho é resultante dos desdobramentos das visitas técnicas anteriores para identificar as residências danificadas, diagnosticar os problemas, elencar as principais necessidades e estabelecer as demandas em um plano de ação emergencial, a fim de prestar auxílio prontamente aos mais prejudicados. O Residencial Jequitibá faz parte do Programa de Lotes Urbanizados, da Cohab-LD.
A logística da entrega das telhas, amanhã (8), envolverá um caminhão para transportar todo o material até o local, com apoio de veículos menores para deslocamentos às casas. O ponto de referência será a rua Ângelo Giroldo, próximo à praça localizada no limite entre os residenciais Jequitibá e Horizonte. Serão disponibilizadas centenas de telhas, tendo como objetivo atender, neste momento, as casas mais acometidas pela chuva, sempre respeitando a quantidade de itens estabelecida pela Prefeitura para cada imóvel visitado e pré-cadastrado.
Para Tiago Amaral, a iniciativa é fundamental para ajudar famílias que perderam seus telhados, tiveram danos em suas casas e que não possuem condições de recompor sozinhas suas moradias como estavam antes. “Estamos falando de pessoas que precisam muito de suporte, então buscamos rapidamente viabilizar uma solução emergencial, dada a urgência, porém consistente, dando uma resposta concreta à comunidade. Mobilizamos nossas secretarias de forma estratégica e, após menos de uma semana, voltaremos lá com um resultado, para entregar as telhas. O foco prioritário, agora, são essas famílias mais afetadas com as chuvas. Mas, também iremos aproveitar a visita para verificar outras situações de famílias que precisarem de suporte, avaliando a demanda para dar os devidos encaminhamentos”, enfatizou o prefeito.
De forma prévia, a Defesa Social e a Defesa Civil vistoriaram o local, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, para avaliar os estragos e fazer um cadastro inicial, também fornecendo lonas provisórias no primeiro atendimento.
Quanto à assistência social, a Secretaria Municipal de Família e Desenvolvimento Social também fez visitas e buscas ativas no local e está responsável, nesse contexto, por priorizar as famílias no atendimento acerca do Benefício Eventual Emergencial, por meio do qual é concedido auxílio de R$ 201,50 para casos de urgência como este. As famílias foram orientadas a procurar o CRAS Norte para avaliação da concessão do benefício, sem necessidade de agendamento prévio. Outros encaminhamentos também serão feitos para a rede socioassistencial.
E a Prefeitura, paralelamente às ações já em andamento, está articulando a formação de uma equipe específica para elaborar um plano de gerenciamento de risco, visando formalizar um gabinete de integração de serviços focados em atendimentos dessa natureza na cidade.
Este trabalho inicial da Prefeitura, como um todo, soma esforços de equipes da Defesa Social e Defesa Civil, secretarias de Obras e Pavimentação, Família e Desenvolvimento Social, e de Governo, bem como a Companhia de Habitação (Cohab), entre outras pastas e setores.
Entrega de caixas d´água – Aproveitando a ocasião da disponibilização das telhas, nesta quarta-feira (8), a Prefeitura de Londrina também fará a entrega de 28 kits do Programa Caixa D´Água Boa, do Governo do Paraná, contemplando mais 28 famílias beneficiadas na região do Residencial Jequitibá.
Esta iniciativa, já prevista e parte do projeto estadual, ocorre na mesma ação, mas de forma separada, não sendo parte do plano emergencial decorrente das chuvas. O kit consiste em uma caixa d´água com pilar de sustentação e um kit de instalação com os componentes necessários, mais repasse financeiro de R$ 1 mil para viabilizar a instalação.
Ao todo, 187 famílias londrinenses haviam sido contempladas pelo programa estadual, residentes em áreas de Regularização Fundiária, regularmente atendidas pela Sanepar, mas que não possuíam caixa d’água. Deste total, cerca de 80 receberam os Kits em dezembro de 2024. Outras 107 receberão no decorrer de janeiro de 2025.