Cidade

Mutirão de aparelhos auditivos entrega 343 próteses até o fim de novembro

13 nov 2024 às 21:08

Na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), realizou a 7ª etapa do Mutirão de Aparelhos Auditivos. Na ocasião, foram entregues cerca de 140 aparelhos para 70 pacientes. Outras 203 próteses auditivas serão entregues até o fim do mês de novembro, totalizando 343 só este mês.


O mutirão já entregou cerca de 15 mil aparelhos desde 2017, quando o programa começou. Foram mais de R$ 4,6 milhões investidos nesta política pública que atendeu pessoas de todas as idades.


O secretário de Saúde, Felippe Machado, aponta que essa parece ser uma ação simples, mas tem uma grande repercussão na qualidade de vida da população, em especial dos idosos. O aparelho pode custar até R$ 15 mil para quem usa nos dois ouvidos, um valor inacessível para a grande maioria das pessoas. “A Prefeitura de Londrina investiu recursos próprios, e o prefeito Marcelo Belinati nos determinou que fizéssemos essa grande ação em parceria com o ILES. Hoje, nós chegamos à etapa final desse mutirão e, cumprindo o prometido, vamos zerar a fila de espera para aparelhos auditivos”, disse.


A Presidente do ILES, Tirza Hirata, explicou que o paciente recebe diversos atendimentos dentro da instituição. “Aqui, nós fazemos todos os exames necessários e, se houver indicação de aparelho, ele também recebe o aparelho aqui. Nós oferecemos ainda a manutenção, o acompanhamento e fonoterapia para adaptação ao aparelho, tudo feito pelo SUS, sem custo nenhum para o paciente” disse.


Hirata acrescenta que há casos de pacientes que chegam a levar de 30 a 40 dias para fazer todos os exames e poder receber o aparelho auditivo.


A dona Vilma Alves Gouveia, de 79 anos, recebeu o aparelho na manhã de hoje e afirmou que não via a hora de escutar melhor. “Eu estou alegre demais, porque é muito difícil, eu não escutava direito. E agora com o aparelho eu vou ter uma vida melhor, se Deus quiser. Eu acho que muita coisa vai melhorar. Antes, as pessoas conversavam na roda e eu não escutava nada, e eu queria ouvir, participar. É chato demais, e agora eu estou muito feliz; só Deus pra pagar esse povo tão bondoso”, exclamou.


Qualquer pessoa com desconforto auditivo pode procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar por avaliação médica. Todos os casos avaliados como necessários serão encaminhados para o atendimento especializado do ILES.