Cidade

No mês de outubro, choveu quase o dobro do esperado em Londrina

31 out 2023 às 19:41

No mês de outubro, o volume de chuva esperado era de 156 milímetros, mas até a manhã desta terça-feira (31), o acumulado já chegava a 251 milímetros.

 

A meteorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Angela Costa, explica que isso já era esperado para essa época do ano: "A primavera já é uma estação mais chovosa, e ela associada ao fenômeno El Niño, potencializou as condições e o acumulado do mês"

 

Para o mês de novembro, a expectativa é de mais chuva. "Vai se manter as condições de tempo instáveis, com chuva, podendo ultrapassar a média climatológica. O fenômeno está ativo e essa condição vai se estender até o verão", explicou Angela.


A chuva intensa começou ainda na madrugada, deixando trechos das Avenidas São João, na zona leste, e Avenida Brasília, na região oeste, alagados. Até a manhã desta terça, a Defesa Civil registrou três quedas de árvore no centro e dois destelhamentos.

 

Ventos fortes, que passaram dos 64 km/h, também foram registrados. A cobertura de um posto de combustível, que fica ao lado de um shopping na zona sul da cidade, desabou. No momento, dois carros estavam sendo abastecidos, mas por sorte, ninguém ficou ferido e nenhum veículo sofreu avarias.