Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Nova regra coloca cônjuge e companheiro em disputa com herdeiros na partilha de bens

Atualmente, filhos, pais e o cônjuge (ou companheiro, em equiparação) são considerados herdeiros necessários, e companheiros e cônjuges também são considerados herdeiros concorrentes
17 set 2025 às 22:02
Por: Assessoria de Imprensa

A exclusão do cônjuge ou companheiro dos herdeiros obrigatórios é uma das principais mudanças sucessórias em debate na reforma do Código Civil 


Uma das principais modificações que engloba o Direito de Sucessões proposta pela reforma do Código Civil, em tramitação no Congresso, altera o status do cônjuge e de companheiros, que deixariam de figurar entre os herdeiros concorrentes e também obrigatórios do falecido, visando proteger o patrimônio anterior à união.


Atualmente, filhos, pais e o cônjuge (ou companheiro, em equiparação) são considerados herdeiros necessários, e companheiros e cônjuges também são considerados herdeiros concorrentes (que concorrem à herança), quando existem descendentes ou ascendentes.  


Por essa razão, a lei garante aos herdeiros necessários uma parte obrigatória de 50% do patrimônio, chamada de "legítima", e havendo descendentes ou ascendentes, garante ao viúvo ou à viúva o direito de concorrerem na herança com os descendentes ou ascendentes.  


Com a eventual mudança, que retira do cônjuge ou companheiro a condição de herdeiro obrigatório, viúvos e viúvas poderiam ser explicitamente excluídos da herança por testamento deixado pelo parceiro falecido. Em caso de ausência do testamento, o cônjuge ou companheiro sobrevivente receberá a totalidade da sua herança, mesmo tendo deixado de ser herdeiro necessário.  

Outras notícias

Projeto para atualizar valores do IPTU defasados vai à votação na segunda-feira

Prefeitura de Cascavel autoriza licitação para reformas em escolas e CMEI

Delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel comemora redução de homicídios em 2025


O advogado de Família e Sucessões e professor, Rolf Madaleno, explicou que a equiparação do cônjuge aos herdeiros necessários além de sua indicação legal como herdeiro concorrente, trouxe problemas conforme a dinâmica social das famílias se alterou nas últimas décadas, com o aumento no número de divórcios e a possibilidade de uma pessoa casar-se várias vezes durante a vida. 


“Nesses 23 anos de Código Civil, atualizado em 2002, foram criados vários dispositivos para tentar superar, desviar desse direito concorrencial do cônjuge, para que o sobrevivente não tivesse participação em bens da família que ele não ajudou a construir. Surgiu o planejamento sucessório, e tantos outros recursos”, disse Madaleno. 


Tentando superar essa questão, o advogado foi o precursor da tese jurídica de que é possível firmar uma escritura renunciando ao direito concorrente - um tipo de contrato entre o casal que estipula os direitos de herança em caso de falecimento e determina que o cônjuge sobrevivente não vai concorrer com os filhos. 

O entendimento de Rolf ajudou a guiar o debate sobre a necessidade de atualização do Direito Sucessório, culminando com a proposta de reforma do Código Civil, em tramitação no Congresso, que prevê como regra a exclusão do cônjuge ou companheiro como herdeiro concorrente. 


“Hoje o entendimento da possibilidade de renúncia por pacto antenupcial ou por contrato de convivência da condição de herdeiro concorrente é maioria, tanto que foi parar na reforma. Não faz sentido destinar bens para uma pessoa que não ajudou a construir o patrimônio. O Código atual criou uma proteção que invadiu o direito privado”, explicou o professor. 


O professor Rolf Madaleno é um dos palestrantes do V Congresso de Direito das Famílias e Sucessões, promovido pela OAB Londrina entre os dias 17 a 19 de setembro, na sede da entidade.  


Com o tema “Os Novos Horizontes do Direito das Famílias e Sucessões Contemporâneos”, o evento vai reunir professores e juristas renomados na discussão da modernização das leis e novos desafios dessa área do Direito.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Cidade
Imagem de destaque

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Cidade

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol

Cidade

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.